08/05/2017 11h00 - Atualizado em 30/05/2017 17h19

Direitos Humanos faz reuniões em Vitória e Cachoeiro para debater violência contra a mulher

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) vai realizar, nestas terça (09) e quarta-feira (10), mais duas Reuniões Regionais do Fórum Permanente de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo, para apresentar as novas unidades móveis que serão usadas para atender vítimas de violência doméstica.

As apresentações serão realizadas pela Subsecretaria de Políticas para Mulheres. O objetivo do projeto é garantir e proteger os direitos das mulheres em situação de violência, que têm maior dificuldade de acesso à rede de serviços públicos, com ações que promovam o seu empoderamento e a proximidade com a justiça.

A primeira reunião será realizada em Vitória, na terça (09), às 14 horas, na Casa dos Direitos, localizada na Av. Paulino Muller, nº 200. E a segunda acontecerá na quarta (10), também às 14h, no auditório da Associação, Industrial e de serviços de Cachoeiro de Itapemirim (ACISCI), que fica na Rua Bernardo Horta, nº 338.

Entre os participantes convidados estão representantes das prefeituras, membros do Poder Público Estadual e representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Ministério Público Estadual (MPES), Defensoria Pública e da sociedade civil.

Unidades Móveis

As Unidades Móveis de Enfretamento à Violência contra as mulheres do campo são o novo projeto do Governo do Estado, com o objetivo de contribuir para o atendimento às mulheres vítimas de violências domésticas e familiar, através de um modelo de atendimento multidisciplinar composto por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública.

A proposta foi criada devido à dificuldade de acesso que moradores do campo têm a serviços da rede de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica.

As unidades móveis circularão nos municípios a serem definidos, realizando um trabalho preventivo, sempre pautado no respeito aos direitos humanos e garantindo o acesso igualitário as políticas de enfrentamento à violência.

Municípios que participarão da reunião de terça-feira:

Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha, Vitória, Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Afonso Cláudio, Brejetuba, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante.

Municípios que participarão da reunião de quarta-feira:

Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo Do Sul, Apiacá, Atílio Vivacqua, Cachoeiro De Itapemirim, Castelo, Jeronimo Monteiro, Mimoso Do Sul, Muqui, Vargem Alta, Alegre, Bom Jesus Do Norte, Divino São Lourenço, Dores Do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz Freire E São José Dos Calçados.

Informação à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH