10/05/2017 11h28 - Atualizado em 30/05/2017 17h18

Debates sobre Racismo e Gênero na 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

A 11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos chega a Vitória nesta terça-feira (09) e vai trazer em sua programação duas sessões especiais com debates realizadas em conjunto com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos. Elas vão acontecer nas próximas quinta (11) e sexta-feira (12), após as sessões das 15h30. A entrada será gratuita.

O primeiro debate terá como tema “Racismo e Intolerância Religiosa” e será mediado por Valquíria Santos Silva, gerente de Políticas de Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH); com participação de Meyrieli de Carvalho Silva, assistente social, pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça, e de Vanda de Souza Vieira, filósofa, militante e integrante do Movimento Negro Unificado.

Já o segundo debate abordará o tema “Gênero – Políticas para Mulheres e LGBT” e terá mediação de Helena Pacheco, subsecretária de Políticas para Mulheres, também da SEDH. As participantes do debate serão Rebeca Bussinger, pesquisadora e pós-doutora em psicologia pela Ufes, e Deborah Sabarah, membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos e diretora do Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade (Gold).

Programação

A edição deste ano da Mostra de Cinema de Direitos Humanos será realizada no Cine Metrópoles, localizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a partir desta terça (09) e segue até o próximo sábado (13). Ao todo, serão exibidos 29 filmes de curtas, médias e longas metragens e, pela primeira vez, o evento contará com exibição de filmes para o público infantojuvenil.

A acessibilidade será garantida durante o evento, que terá legendas disponíveis em todas as sessões, e também duas sessões especiais com audiodescrição, para deficientes visuais, que vão acontecer na sexta (12), às 14h, e no sábado (13), às 16h.

O evento será dividido em três mostras: a Mostra Panorama, que apresentará 17 filmes ligados a diferentes aspectos dos direitos humanos, selecionados pela equipe de curadoria do evento; a Mostra Temática, que exibirá sete filmes que exploram a questão de gênero; e a Mostra Homenagem, que prestará homenagem à cineasta Laís Bodansky, que explora em seus filmes as questões de igualdade e direitos de oportunidade.

A produção local da 11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos é de Simone Marçal Projetos Culturais, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, da Faculdade de Música do Espírito Santo, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Vitória, da Superintendência de Cultura e Comunicação da UFES e do Instituto Parceiros do Bem.

Informação à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH