06/07/2017 13h15 - Atualizado em 06/07/2017 13h17

Cultura e Direitos Humanos oferecem capacitação a projetos culturais do Ocupação Social

Para aperfeiçoar projetos culturais por meio de diversos conteúdos teóricos e práticos, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) vão promover, nesta quinta (06) e nesta sexta-feira (07), o encontro de formação e troca de experiências e tecnologias sociais com os proponentes dos projetos contemplados no Edital Nº 030/2016 - Projetos de Cultura e Arte nos bairros do Projeto Estruturante Ocupação Social. As ações ocorrerão no Arquivo Público do Espírito Santo, no Centro de Vitória, e na Escola de Governo da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira. A entrada é franca.

Além de apresentar as ações já realizadas e em curso do Ocupação Social, haverá oficinas de capacitação do Mapa Cultural ES, a apresentação da The Next Startup, iniciativa de apoio a novos empreendimentos oferecidos pela EDP (Escelsa), e a presença de Marcus Faustini, criador do projeto Agência de Redes para Juventude, experiência produzida com sucesso no Rio de Janeiro e que tem objetivo de transformar ideias de jovens em projetos culturais para a comunidade.

De acordo com o gerente de Cidadania e Diversidade Cultural (GECID) da Secult, Herialdo Plotegher, o evento também dará início à discussão para construção da Mostra Artística, resultado das ações dos projetos contemplados no próprio Edital 030/2016. Confira o conteúdo que será oferecido nos encontros:

Fundo Estadual de Cultura - Funcultura

Serão apresentadas, durante o encontro, as possibilidades de desdobramentos dos projetos contemplados por meio do Funcultura, bem como a possibilidade de transformar em projetos as ideias dos jovens que participam das oficinas dos projetos contemplados no Edital 030/2016 na condição de alunos. Mais informações sobre o Funcultura em www.secult.es.gov.br.

SEDH

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) apresentará o conjunto de ações do Projeto Estruturante Ocupação Social – ações da FAMES, do SEBRAE, do SENAI, e de demais Secretarias de Estado.

Mais informações sobre o Programa Ocupação Social em https://sedh.es.gov.br/.

Mapa Cultural ES (oficina de capacitação)

O Mapa Cultural ES é uma plataforma livre e colaborativa de mapeamento da produção cultural capixaba. O sistema é alimentado tanto pela população em geral, que se cadastra como agente (individual ou coletivo) e pode divulgar suas próprias programações em eventos, espaços, agentes e/ou projetos, como pela Secult, pelas secretarias municipais e por outras instituições públicas e privadas que inserem na plataforma informações sobre equipamentos culturais, turísticos, programações, editais e outros.

Ao criar um perfil de Agente Cultural a pessoa ou instituição ajuda a construir um banco de dados da cultura do Espírito Santo, alinhado com o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) do Ministério da Cultura, permitindo a integração e a visualização das informações culturais em âmbito nacional. Além de conferir a agenda de eventos, a pessoa colabora para a gestão da cultura da cidade e do estado e divulga gratuitamente para um grande público os eventos culturais que está promovendo.

Mais informações sobre a plataforma em www.mapacultural.es.gov.br.

Marcus Faustini

Faustini é um diretor teatral, documentarista e escritor que se destaca na cena teatral desde 1998. É autor do Guia Afetivo da Periferia (2009) e coautor de O novo carioca (2012), com Jaílson de Souza e Silva e Jorge Luiz Barbosa. Em 2011, criou a metodologia da Agência de Redes para Juventude, para transformar ideias de jovens das favelas cariocas em projetos para impactar suas comunidades, aumentando suas redes e repertórios. Nesse encontro, ele apresentará a Agência de Redes para Juventude.

Mais informações sobre a Agência em http://agenciarj.org/.

The Next Startup

Olimpíada de Empreendedorismo realizada pela Dreamshaper e oferecida pela EDP (Escelsa). Mais informações sobre The Next Startup em http://thenextstartup.dreamshaper.com/.

Programação:

06/07/2017 – Arquivo Público do Espírito Santo

13h30 – Credenciamento

14h30 – Apresentação do Projeto Estruturante Ocupação Social

16h – Agência de Rede para Juventude

17h30 – Considerações Finais

18h – Encerramento

07/07/2017 – Escola do Governo da Prefeitura Municipal de Vitória

09h – Mapa Cultural do ES

12h – Almoço

13h30 – The Next Startup (Olimpíada de Empreendedorismo)

16h– Fundo Estadual de Cultura da Secult

17h – Preparação da Mostra Artística

18h – Encerramento

O Arquivo Público do Espírito Santo fica na Rua Sete de Setembro, 414 - Centro, Vitória. Telefone: 3636 - 6100.

Escola de Governo da Prefeitura Municipal de Vitória fica na Rua Amélia da Cunha Ornelas, 295, Bento Ferreira, Vitória. Telefone: 3345-4813

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura – Secult
Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz