14/04/2015 10h00 - Atualizado em 28/12/2016 14h47

Conselho de Juventude conhece propostas do Ocupação Social

Foto: Romero Mendonça

“Precisamos chegar aos jovens e conversar com eles para saber como melhor atendê-los”, destacou o secretário de Estado Extraordinário de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli, em reunião do Conselho Estadual de Juventude do Espírito Santo (Cejuves), na tarde desta terça-feira (14).

Durante a reunião, o secretário teve a oportunidade de apresentar as políticas de Ocupação Social, em desenvolvimento pelo Governo, e ouvir sugestões e críticas dos conselheiros. “O nosso principal público é o jovem e o nosso principal objetivo é reduzir os homicídios de jovens em nosso Estado”, enfatizou.

Além de apresentar alguns dados estatísticos, o secretário Evaldo Martinelli aproveitou o espaço para abrir um canal de diálogo direto com o Cejuves e sua representação diante às juventudes do Espírito Santo.

“O que mais queremos com o Ocupação Social é a redução dos homicídios entre os jovens; e, para chegar a tal objetivo, é fundamental conseguir dialogar com esses jovens e saber de que forma podemos ajudá-los. Temos que ouvir o que querem para oferecer oportunidades, desde uma escola mais atrativa até uma possível geração de renda. Opções de lazer, de cultura, de esporte e de arte. Levar esse jovem a se envolver com sua comunidade e fazer parte desse processo de construção de uma política que quer mudar essa realidade em que ele se encontra”, explicou o secretário.

Entre os pontos levantados pelos conselheiros estão a necessidade de aproximação com a juventude, a criação de oportunidades e de enxergar o jovem como ator fundamental do desenvolvimento do Estado, a importância de uma política de integração e de coordenação mais ampla que favoreça ao jovem, além de uma escola que abra mais participação ao jovem, respeitando sua atuação no processo de construção da sociedade.

“Nosso objetivo, com essa primeira reunião, é de poder abrir o diálogo à juventude e aproximar o jovem à construção da política de Ocupação Social”, disse o gerente estadual de Políticas Públicas de Juventude, Bruno Fernandes.

Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça