04/05/2015 10h00 - Atualizado em 28/12/2016 15h27

Comissão Especial da Assembleia conhece Ocupação Social

Foto: Vice-Governadoria do ES

Com o objetivo de apresentar e debater a "Política de Ocupação Social - Conexão Para um Futuro de Paz", do Governo do Estado, o vice-governador César Colnago ministrou uma palestra sobre o tema durante reunião da Comissão de Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

O evento aconteceu na tarde desta segunda-feira (4), no plenário “Deputada Judith Leão Castello Ribeiro”. O secretário de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli, também participou da reunião.

A principal ideia-força da Política de Ocupação Social é promover a qualidade de vida, com ações e oportunidades para moradores de comunidades que apresentam altos índices de violência. Com foco nesse objetivo, o vice-governador ressaltou que o diálogo com as comunidades é uma prioridade.

“Estamos debatendo com órgãos governamentais, entidades civis e vamos priorizar, principalmente, o diálogo permanente com as comunidades. Queremos tratar os vários tipos de violência. O homicídio é uma das formas, mas se um bairro apresenta um índice alto, temos que identificar o que ocorre do ponto de vista das relações sociais e institucionais. E com um esforço conjunto, podemos reverter essa situação e dar passos importantes”, afirmou.

Durante a reunião, o secretário Evaldo Martinelli destacou a importância da mobilização de prefeituras, de empresas e de instituições públicas e privadas, todos conscientes de que é fundamental trabalhar em conjunto para mudar a realidade de quem hoje vive em áreas mais vulneráveis.

“Visitar as localidades e conversar com o máximo de atores dispostos a colaborar nos ajuda a construir uma política voltada para o social, preocupada em oferecer novas oportunidades, gerando renda, garantindo educação e oferecendo cultura, esporte e lazer. Todos nós podemos contribuir. Estamos construindo uma nova política, voltada a atender as comunidades que mais precisam, em especial à população mais jovem”, alerta o secretário.

Os deputados estaduais Rodrigo Coelho, Padre Honório, Gilsinho Lopes e Eliana Dadalto, presidente da Comissão de Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional da Assembleia Legislativa, participaram do debate. A próxima reunião ficou agendada para o dia 18 de maio.

Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça