14/04/2015 10h00 - Atualizado em 28/12/2016 14h42

Colegiado de gestores de Assistência Social debate Ocupação Social

“É essencial que nós, gestores do poder público, responsáveis pelos serviços destinados à população, saibamos como agir e onde agir para que a população mais vulnerável deixe de ser tão vulnerável e possa desfrutar de mais oportunidades”, destacou o secretário de Estado Extraordinário de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli, na manhã desta terça-feira (14), durante reunião do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Espírito Santo (Cogemases).

Mais de cinquenta gestores municipais, atuantes na área da Assistência Social, conheceram a política de Ocupação Social, em desenvolvimento pelo Governo do Espírito Santo. Durante a reunião, os integrantes do colegiado puderam participar com perguntas, sugestões e críticas à política em desenvolvimento. “O Estado está aberto a sugestões e quer ouvir de diferentes atores sociais o que eles têm a dizer”, enfatizou Martinelli.

O secretário foi convidado pelo Cogemases a participar de uma reunião ordinária, com a oportunidade de explicar aos gestores municipais como está o desenvolvimento da política de Ocupação Social e, ainda, dizer a eles de que forma a assistência social poderá contribuir com essa nova política de integração.

“Sabemos que 40% dos homicídios em nosso Estado são de jovens, com idade entre 15 e 24 anos, e a maioria fora da escola. Nós precisamos saber mais desses jovens, que hoje estão em uma situação de invisibilidade social. Apesar de sabermos onde estão e até quem eles são, não conseguimos chegar até eles. Nenhum projeto alcança essas pessoas, e precisamos agir de forma inclusiva. Por isso a importância de todos estarem envolvidos e, também, de entenderem quem é esse público mais vulnerável à violência. É nele que precisamos chegar”, alerta o secretário Evaldo Martinelli.

Ainda nesta terça (14), no período da tarde, o secretário vai se reunir com o Conselho Estadual de Juventude do Espírito Santo (Cejuves), acompanhado do gerente estadual de Políticas Públicas de Juventude, Bruno Fernandes, também para falar sobre Ocupação Social.

Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça