30/09/2015 10h00 - Atualizado em 28/12/2016 17h04

Bairros do Ocupação Social recebem material esportivo produzido por detentos

Cinco projetos sociais e duas escolas públicas que fazem parte do Programa Ocupação Social vão receber, nesta quinta (1º) e sexta-feira (02), kits de material esportivo produzidos por detentos do sistema prisional. A ação é uma parceria entre as Secretarias de Estado da Justiça (Sejus) e a Extraordinária de Ações Estratégicas (Seae).

Serão doados, ao todo, os seguintes materiais: 77 bolas de futebol, futsal, vôlei e handebol; 14 redes de vôlei e de futsal, além de 178 camisetas nos tamanhos infantil e adulto. O material vai atender a mais de 1,5 mil crianças e adolescentes de seis bairros de Cariacica e Vila Velha, quatro deles do Ocupação Social.

A fabricação dos kits de material esportivo faz parte do projeto “Pintando a Liberdade”, da Secretaria de Estado de Justiça. Essa iniciativa existe desde 2010.

“Desde o início do projeto, 85 escolas, instituições filantrópicas e projetos sociais já receberam esses materiais, na Grande Vitória e no interior. Agora, vamos ampliar a área de doação e contemplar também as áreas atendidas pelo Ocupação Social. Além de promover a ressocialização e a profissionalização dos internos do sistema prisional, também estimulamos a prática de esportes e o lazer entre crianças e adolescentes dessas regiões”, diz o secretário de Estado da Justiça, Eugênio Coutinho Ricas.

Segundo o secretário de Estado Extraordinário de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli, essa parceria é o primeiro passo para o desenvolvimento e novas ações e projetos do Ocupação Social. “A cada novo bairro visitado encontramos uma série de atividades sociais que já atendem à comunidade e que precisam de um suporte. Uma das soluções que encontramos de imediato foi a parceria com a Sejus para a doação de kits esportivos para esses projetos, incluindo as escolas públicas. Com o avanço do Ocupação Social a outros bairros, novos projetos serão identificados e mais kits entregues”, explica Martinelli.

Entregas

Em Cariacica, os projetos sociais identificados pela Seae vão receber os kits nesta quinta-feira (1º), com previsão de entrega às 9 horas, em Flexal II, na sede do Programa de Agentes de Saúde Comunitária, próximo ao campo de futebol onde acontecem as aulas do projeto “Apolo Futebol Clube”.

No local, também serão entregues kits esportivos para o projeto Gol de Letra, que atende aos bairros Castelo Branco e Padre Gabriel, e para a Fundação Educar, dos bairros Nova Esperança e Colorado. Juntas, as entidades, atendem a 320 pessoas. Cada uma receberá 20 bolas de futebol e futsal, quatro redes de futsal e 46 camisetas nos tamanhos infantil e adulto.

Em Vila Velha, o primeiro local contemplado pela parceria entre a Sejus e a Seae é o bairro São Torquato, onde a política da Ocupação Social teve início. Serão disponibilizadas 23 bolas de futsal e handebol, duas redes de futsal e 60 camisetas para projetos e escolas da região. A entrega será feita na sexta-feira (02), às 11h30, na quadra poliesportiva da Escola Municipal de Educação Fundamental (UMEF) Juiz Jairo de Mattos Pereira, onde acontecem as aulas do Real União Jairo Mattos e do Projeto Sílvio da Silva.

Na ocasião, a escola municipal também será beneficiada com a doação de 48 camisetas, quatro redes de vôlei e futsal e 20 bolas de modalidades diversas. Ainda serão entregues materiais esportivos para a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Silvio Roccio, que receberá 24 camisetas, quatro redes e 14 bolas.

Ocupação Social

A implantação do Ocupação Social começou no município de Vila Velha, no bairro de São Torquato, e, aos poucos, vai alcançar as cidades de Cariacica, Serra, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus e Linhares. São mais de 20 bairros atendidos, escolhidos por concentrar o maior número de homicídios nos últimos anos.

Parte do público beneficiado pelos projetos contemplados pelo programa está na faixa entre 15 e 24 anos, que representa mais de 40% dos homicídios do Estado, sendo apenas 9% da população total.

Os projetos vão atuar nas áreas de Educação; Renda e Empreendedorismo; Melhorias Urbanas; Cultura, Esporte e Tecnologia; além de Saúde, Justiça e Proteção Social.

O Ocupação Social tem como principais objetivos reduzir o índice de homicídios de jovens no Espírito Santo, aumentar a renda desse público e garantir oportunidades a quem mais precisa. As atividades são desenvolvidas pelo poder público em parceria com empresários, igrejas, instituições sociais e outras entidades representativas. Além disso, os moradores das comunidades são envolvidos durante todo o processo.

Doação em todo o ES

A distribuição de bolas, redes e camisetas produzidas por 100 detentos, de unidades de Viana e Vila Velha, ocorre desde junho de 2014. Até hoje, 85 escolas, instituições filantrópicas e projetos sociais foram beneficiados pela iniciativa, que já distribuiu 6 mil bolas de diversas modalidades, 600 redes, além de camisetas.

Os detentos que participam do projeto desenvolvem atividades de corte, estampa e costura de bolas, além de produção de redes. Além de serem remunerados, eles recebem o benefício de remição da pena. A cada três dias trabalhados, um dia da pena a ser cumprida pelo detento é reduzido.

Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça