24/04/2015 12h00 - Atualizado em 28/12/2016 15h07

Bairros de São Mateus incluídos no Ocupação Social

Bairros de São Mateus serão incluídos entre as áreas prioritárias para serem beneficiadas com as ações do Ocupação Social, política de prevenção à violência e de redução de homicídios, apresentada na tarde desta sexta-feira (24), durante a Reunião de Avaliação de Indicadores Sociais e de Segurança Pública, com a presença do vice-governador César Colnago.

“Queremos reduzir a morte de jovens, homens, com idade entre 15 e 24 anos, que hoje representam 40% dos homicídios em nosso Estado. Nossa maior preocupação é levar outra oportunidade a essas pessoas, especialmente por meio da educação e da geração de renda”, defende o secretário de Estado Extraordinário de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli, que coordena o Ocupação Social junto ao vice-governador César Colnago.

Durante a reunião, realizada no auditório da Faculdade Vale do Cricaré, no bairro Universitário, em São Mateus, o secretário ainda pontuou as regiões que, hoje, precisam de ações sociais voltadas à redução da criminalidade. “É importante que tanto o Estado quanto as prefeituras dessas áreas, assim como empresários, organizações sociais, igrejas e tantas outras instituições vejam de que forma podem contribuir para que a gente possa ocupar esse público jovem com novas oportunidades”, disse Evaldo Martinelli.

Além do vice governador César Colnago, estiveram presentes os prefeitos de São Mateus, Amadeu Boroto; de Jaguaré, Rogério Feitani; de Pedro Canário, Antônio Wilson Fiorot; de Água Doce do Norte, Paulo Márcio; de Boa Esperança, Romualdo Milanezi, e de Mucurici, Osvaldo Oliveira; junto com o deputado federal Jorge Silva e os deputados estaduais Gildevan Fernandes; Freitas e Padre Onório; os secretários de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia; de Desenvolvimento, José Eduardo; e da Casa Civil, Paulo Roberto; a diretora-presidente da Aderes, Lúcia Dornelas; o comandante da Polícia Militar, coronel Marco Antônio; a chefe da Polícia Civil, Gracimeri Gaviorno; o delegado da Polícia Federal, Gustavo Buaiz; além de delegados de polícia civil e comandantes de companhias e batalhões da Polícia Militar.

Segurança Pública

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, destacou a participação da sociedade civil organizada na reunião de trabalho. "É importante que todas as entidades civis se sintam partícipes das ações de melhoria da Segurança Pública. O trabalho integrado das Polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, tem sido determinante para a redução continuada nos indicadores criminais em nosso Estado, principalmente os de homicídios, mas para continuarmos avançando, precisamos da união de esforços, com foco e clareza de que nosso objetivo é garantir a tranquilidade de todos os capixabas", finalizou.

Para o vice-governador César Colnago, a política de ocupação social consiste em buscar alternativas e implementar medidas para que se possa sair da Cultura da violência e construir uma cultura de paz.  "Para isso é fundamental a articulação entre as áreas da  Cultura,  Segurança,  Educação, Esporte, Família e outras instituições da sociedade".

Aproximadamente 200 pessoas participaram da reunião, na tarde desta sexta-feira (24), no auditório da Faculdade Vale do Cricaré, no bairro Universitário, em São Mateus, incluindo lideranças da sociedade civil local, entre eles Vinícius Gomes, representante do grupo social Sama 7, que entregou nas mãos do vice-governador uma proposta de projeto cultural para São Mateus.

"Nosso projeto luta por um centro de múltiplas linguagens, voltado para atender aos jovens e a levar cultura e oportunidades até eles. Estamos a cinco anos pensando nele e construindo uma rede cultural em nossa cidade que possa garantir o espaço e a inclusão. Acreditamos que esses jovens, que hoje são vítimas, precisam dessa nova chance", disse Vinícius.

Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça