05/06/2017 17h44

Aulas de empreendedorismo no Ocupação Social garantem vaga para o Empretec

São Torquato, em Vila Velha, e Novo Horizonte, na Serra, são os dois próximos bairros atendidos pelo Programa Ocupação Social a receber as aulas de empreendedorismo, oferecidas pelo Sebrae-ES. E um dos alunos de cada turma pode sair do curso com uma vaga gratuita para fazer o Empretec.

Na última sexta-feira (02), a turma de Planalto Serrano, na Serra, concluiu o curso. Mais de 30 alunos receberam o certificado, com a jovem Poliana Silva Rosa sendo escolhida para cursar de graça o Empretec. Ela apresentou sua ideia de empresa de decoração de festas que atua com 100% de reaproveitamento de materiais e reciclagem.

“Criamos oportunidades, com o Ocupação Social, e nos surpreendemos com os resultados. Depois de ouvirmos mais de 6 mil jovens que moram nas 25 comunidades atendidas pelo programa, desenvolvemos as atividades que o Governo e todos os parceiros levam até esses bairros. O empreendedorismo é uma das ações em que mais há demanda, e o Sebrae-ES desde o início está junto com o Estado ajudando a concretizar os sonhos desses jovens”, salientou o secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu.

Vagas

São ofertadas 30 vagas para cada bairro. Neste momento, estão abertas inscrições para dois bairros, totalizando 60 vagas. Os interessados podem se cadastrar até o dia 18 de junho, por meio do www.direitoshumanos.es.gov.br. Basta clicar em Cursos Sebrae e preencher o formulário.

Para se inscrever é necessário ser morador do município onde o curso será realizado e ter a idade mínima de 16 anos. O resultado será divulgado no dia 21 de junho, no mesmo site, e os candidatos selecionados para o curso ainda serão informados por telefone. Para fazer a matrícula, os alunos deverão comparecer no primeiro dia de aula portando um documento pessoal com foto.

Formação

O Comunidade Empreendedora é feito em duas etapas e é focado em ajudar os jovens a seguirem os passos necessários para realizarem o sonho de serem donos do próprio negócio. Em São Torquato, as aulas serão realizadas no horário da tarde, das 14h às 18h, na Igreja Assembleia de Deus, localizada na Praça Getúlio Vargas, nº 85.  A primeira etapa do curso vai acontecer nos dias 27, 28 e 29 de junho, e a segunda, de 03 a 07 de julho.

Já em Novo Horizonte, as aulas acontecem no horário da noite, das 18h às 22h, na Estação Conhecimento da Vale, que fica na Avenida Meridional – Cidade Continental – Setor Oceania, Serra. As aulas acontecem de 26 a 30 de junho.

Parceria

As ações do Sebrae-ES são desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), visando levar conhecimento e oportunidade a regiões de alta vulnerabilidade social. O Ocupação Social está em 25 bairros de nove municípios do Estado, com ações em Vila Velha, Cariacica, Serra, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus, Linhares e Pinheiros. As áreas atendidas são as que concentram, historicamente, o maior número de homicídios.

Entre os objetivos do programa estão a redução da taxa de homicídios entre jovens de 15 a 24 anos, a diminuição da evasão escolar e a ampliação do percentual de jovens estudando e/ou trabalhando.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br 

Texto: Caio Fassarella

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras