20/07/2017 14h16 - Atualizado em 20/07/2017 15h16

Aula inaugural do Oportunidades com o Ocupação Social reúne 400 pessoas

Mais de 1.400 pessoas se inscreveram para concorrer a uma das 300 vagas ofertadas no bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica, pelo OportunidadES com o Programa Ocupação Social.

Auxiliar de Rotinas Administrativas, Auxiliar de Logística e Produção, Fotografia, Porteiro e Recepcionista foram algumas das dez opções de cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH).

E para dar início aos cursos, aconteceu na noite desta quarta-feira (19) a aula inaugural, na EEEFM Teotônio Brandão Vilela, em que reuniu aproximadamente 400 pessoas, entre classificados e suplentes nos cursos, ansiosos para dar início às aulas.

João Carlos, de 21 anos, era um deles. “Terminei o ensino médio e não pude pagar uma faculdade particular. Quando soube do curso de graça de fotografia não pensei duas vezes e corri para me inscrever. Quero fazer o curso e trabalhar na área para ajudar minha família e crescer na vida”, afirmou João Carlos.

O secretário da Secti, Vandinho Leite, ministrou a aula inaugural e apresentou aos futuros alunos o que é o OportunidadES: “Nós fizemos uma pesquisa ampla visando atender as demandas da população capixaba sobre geração de emprego e renda, e estudamos uma metodologia fornecida pelo SEBRAE sobre quais são as áreas para melhor se empreender em 2017. O nosso objetivo é oferecer as comunidades opções de qualificação profissional para que os cidadãos consigam driblar a crise”, explicou o secretário.

Aulas

As aulas de todos os cursos tiveram início nesta quarta (19), com previsão de duração de cinco a seis semanas, sendo que as aulas serão lecionadas duas vezes por semana. Todos os alunos, ao término de cada curso, serão certificados pela Secti, por meio do Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho (CEET), responsável por oferecer os cursos e os professores.

Seleção

Foram utilizados como pré-requisitos para participação do processo de seleção ter idade mínima de 16 anos, residir no bairro ou município onde o curso será realizado e ter o Ensino Fundamental II Incompleto e/ou saber ler, escrever e efetuar operações matemáticas básicas, de acordo com o edital do processo que se encontra no site http://oportunidades.es.gov.br/

Atendimento à população:

Telefones: (27) 3636-1800

E-mail: obede.logistica@gmail.com


Informação à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional – SECTI
Palloma Spala
E-mail: palloma.souza@secti.es.gov.br / comunicacao@secti.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras