16/03/2020 14h20

SEDH suspende programação do Mês da Mulher como medida cautelar em razão do novo coronavírus

Em razão dos casos de Covid-19 já confirmados no Estado do Espírito Santo, a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) decidiu suspender a programação do Mês da Mulher que ainda aconteceria até o dia 1º de abril. Trata-se de uma medida cautelar, para evitar a aglomeração de pessoas e, assim, conter possíveis transmissões do novo coronavírus.

A secretária de Direitos Humanos, Nara Borgo, explicou que muitos eventos estavam marcados para ocorrer em locais fechados, então a opção mais prudente foi rever a programação.

“Vamos agora seguir com todos os cuidados necessários com relação à prevenção ao Covid-19. Algumas de nossas ações serão canceladas e outras adiadas, mas ainda vamos discutir cada uma delas com as subsecretarias e gerências responsáveis”, falou a secretária.

Programação do Mês da Mulher

A Secretaria de Direitos Humanos havia preparado uma extensa programação do Mês da Mulher, em parceria com outros órgãos estaduais e municipais, com o objetivo principal de prevenir, combater e enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres, construindo uma rede articulada para garantir direitos.

A programação foi iniciada no dia 9 de março e algumas ações já ocorreram. Entretanto, com o aumento de casos confirmados do novo coronavírus no Espírito Santo, a SEDH resolveu suspender as atividades.

As ações do mês de março foram elaboradas pela SEDH, por meio da Subsecretaria de Política para Mulheres, e em parceria com Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti); Secretaria da Justiça (Sejus); Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa) e Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), via SEMCID; com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Estado do Espírito Santo (Cedimes); Conselho Estadual LGBT (CELGBT), com o Conselho de Promoção da Igualdade Racial (Cepir); a Coordenação de Políticas para Pessoas em Situação de Rua da SEDH, com a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Defensoria Pública da União, Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo (Fetaes) e com as prefeituras dos municípios onde estavam marcados eventos.