Reunião do Grupo de Trabalho sobre Saúde discute ações voltadas à população negra
A primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) sobre Saúde, criado para discutir ações voltadas para a população negra neste contexto da pandemia da Covid-19, ocorreu, nesta quarta-feira (15), entre representantes da Secretaria da Saúde (Sesa), da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir) e de municípios capixabas. O grupo começou a debater as reivindicações entregues pelos integrantes da Unidade Negra Capixaba de Combate em relação ao novo Coronavírus. Também foram criados GTs de Educação e de Assistência Social.
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, explicou que a SEDH está participando dos três Grupos de Trabalho. “Nós estamos abertos enquanto Governo do Estado, enquanto gestoras de Direitos Humanos e Políticas de Igualdade Racial, e estamos fazendo todo o levantamento do que a gente já fez nesse período, além do que ainda podemos fazer. Já publicamos três GTs e vamos publicar os próximos, mostrando aqui o nosso compromisso. Esse é um momento de construção. Ninguém esperava uma pandemia e para a população negra está muito mais difícil, então estamos aqui para trabalharmos em conjunto”, disse.
Júlio Cesar de Moraes, referência técnica de Promoção de Equidade da Sesa, destacou que é importante trabalhar medidas pensando também na pós-pandemia. “Tivemos alguns avanços na saúde da população negra, mas ainda precisamos trabalhar nisso. Vamos pensar em um plano de ação em cima das reivindicações e nas responsabilidades do Estado e dos municípios, além de continuarem os encaminhamentos que já estão em andamento”, afirmou.
A gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da SEDH, Edineia de Oliveira, explicou que inicialmente serão debatidas as reivindicações urgentes e prioritárias elencadas no documento. “A Unidade Negra Capixaba foi convidada a participar da reunião, mas não compareceu. “Mantemos a proposta dos GTs, não vamos deixar de atendê-los. Vamos continuar fazendo o convite para a Unidade Negra, mas esse diálogo também vai ocorrer através do Cepir”, explicou.
O presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), Rosemberg Morais Caetano, ressalta a importância da postura do Governo do Estado em ouvir a população negra. “O movimento grita para ser ouvido e o GTS vão nesse espírito de construção. Através destes grupos, temos a possibilidade de encaminhar muita coisa e informar o que está acontecendo”, opinou.
Participaram ainda da reunião o gerente de Igualdade Racial do município de Cariacica, Sandro Cabral; a responsável pelo Departamento de Igualdade Racial da Prefeitura da Serra, Maria da Penha Gaspar; e o coordenador de Promoção de Igualdade Racial de Vila Velha, Evan Halei.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br