16/12/2016 18h58 - Atualizado em 17/12/2016 12h18

Membros do Conselho de Igualdade Racial tomam posse

Fechando o ano de 2016, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) atende a uma importante demanda da sociedade civil, que é a retomada do Conselho Estadual de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Cepir). Os novos membros tomaram posse no fim da tarde dessa sexta-feira (16), no auditório do Palácio Fonte Grande, no Centro de Vitória.

Em sua formação inicial, o Cepir será constituído por representantes de sete organizações da sociedade civil e onze do poder público. O principal objetivo de sua formação está na elaboração de políticas públicas para a promoção da igualdade racial e para o combate à discriminação racial no Estado.

Para o secretário de Estado de Direitos Humanos Julio Pompeu: “Conselho é lugar de encontro para a sociedade civil e o poder público unirem forças. São as pessoas que vivenciam os problemas do lado de fora, trazendo as questões para os gestores que podem tomar decisões e resolver essas demandas. Por isso, cooperação e colaboração devem ser palavras de ordem”, concluiu.

As sete entidades da sociedade civil a integrarem o conselho são: Agentes da Pastoral Negros do Brasil, Instituto das Pretas, Coordenação Estadual Quilombola do Espírito Santo “Zacimba Gaba”, Das Pretas.Org, Fórum Estadual de Mulheres Negras/ES, Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Povo Tradicional de Matriz Africana – ES (FONSANPOTMA-ES), Instituto Nacional Afro Origem (INAO) e União de Negros pela Igualdade do Estado do Espírito Santo (Unegros/ES).

Dentre os membros do poder público, estão representantes das Secretarias de Estado de Direitos Humanos (SEDH), da Cultura (Secult), da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), da Educação (Sedu), Segurança pública e Defesa Social (Sesp), Saúde (Sesa), Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), e também da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Assembleia Legislativa (Ales).

O processo para formação do Cepir teve início em outubro, onde as entidades da sociedade civil puderam se candidatar ao conselho, seguido de um período para avaliação dos candidatos e de seus recursos. Finalmente, em novembro, através de uma assembleia de eleição, foram decididas as organizações que fariam parte de sua formação.

O conselho estadual deverá agora decidir a questão das vagas remanescentes e elaborar propostas para a alteração da lei estadual que estabelece sua formação.

Informação à Imprensa

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Direitos Humanos – Sedh
Suellen Barone e Maurílio Mendonça
Tel.: (27) 3636-1334 / 3636-1344 / (27) 98807-0234 / (27) 98868-2118
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br
Facebook: DireitosHumanosES | OcupacaoSocialES

Texto: Caio Fassarella

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras