16/11/2023 10h22 - Atualizado em 16/11/2023 10h34

LABPOCA do CRJ Terra Vermelha comemora um ano de funcionamento com a marca de 700 jovens qualificados

Foto: Jaiara Dias

O Laboratório de Potencialidade Capixaba (Labpoca) Estética Capilar do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Terra Vermelha, em Vila Velha, comemorou um ano de funcionamento no último sábado (11), com uma marca de mais de 700 jovens qualificados em barbearia e em trança. Ele é o primeiro Lapbpoca inaugurado nos CRJs.

Desse total, 21 jovens já empreendem na comunidade, gerando renda e promovendo o desenvolvimento local. O Labpoca Estética Capilar está equipado com cadeiras especiais, mobiliário e todos os equipamentos técnicos para a realização de barbearia e de tranças profissionais das oficinas “Cabelin na Régua” e “Nóis de Trança”.

Um deles é o jovem Andrei dos Santos Panetto, que conheceu o CRJ Terra Vermelha, após um convite de um amigo para cortar o cabelo no local. “Decidi participar também da oficina Cabelin na régua. Aqui, no CRJ, eu descobri que tinha um talento. Depois, o CRJ em encaminhou para um curso profissionalizante no Senac. Agora eu atuo na comunidade atendendo nas casas com o meu trabalho”, enfatizou.

“O Governo do Estado entregou esse labpoca e agora às juventudes colhem os bons resultados. Isso é fruto do trabalho integrado de toda a equipe da SEDH e do CRJ. Ainda vamos inaugurar mais labpocas em Linhares e Cachoeiro neste mês. Em breve, cada um dos 14 CRJs do Governo do Estado vão contar com um Lab. Os CRJs são o maior investimento da história já feito nas juventudes capixabas em todo Espírito Santo”, ressaltou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Para a coordenadora do CRJ Terra Vermelha, Carolina Cyrino, a realização do LABPOCA impacta a vida das juventudes atendidas, de suas famílias e comunidades, através da promoção de geração de renda e trabalho. "As juventudes escolheram o LabPoca Estética Capilar, desde um diagnóstico realizado pela nossa equipe no final de 2021, com uma escuta ativa. E ao longo dessa trajetória, é uma das nossas atividades que mais lotam nosso espaço, toda semana. Além de atender gratuitamente à comunidade, as parcerias com o SENAC possibilitaram formação qualificada. Essa potencialidade da barbearia e trança afro valorizou também a representatividade e autoestima da juventude negra, nosso público prioritário."

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse programa, foram implantados 14 Centros de Referência das Juventudes em todo o Estado. A implantação do CRJ Terra Vermelha é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Bem Brasil, definida após ampla seleção pública para fazer a gestão do espaço. Saiba mais sobre esse importante projeto de proteção social no site www.juventudes.es.gov.br.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras