20/12/2019 10h28

Jovens do projeto ‘Protejo’ realizam tour informativo pela SEDH na terceira edição do ‘Conheça Jovem’

O Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória, recebeu na manhã de quarta-feira (18), um grupo de aproximadamente 10 jovens do projeto “Protejo”, realizado no CRAS de Jardim Carapina, na Serra, para mais uma edição do “Conheça Jovem”. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Políticas para a Juventude, contou com o apoio da Prefeitura Municipal da Serra.

A visita teve início pelas instalações da Vice-Governadoria e seguiu para o gabinete da secretária de Direitos Humanos, Nara Borgo, que apresentou um pouco de como é o trabalho realizado pela SEDH. “Além da responsabilidade fiscal, o Governo tem o compromisso com o social, e nós aqui desenvolvemos as políticas públicas”, ressaltou.

A coordenadora pedagógica do projeto, Wanda de Souza Vieira, aproveitou a oportunidade para destacar a importância desta iniciativa. “É importante que eles saibam que podem acessar ambientes como esse, que podemos vir aqui no gabinete e que podem pedir para falar com a secretária”, pontuou.

Nicole Pereira da Silva, 20 anos, contou o que mais chamou a sua atenção durante o tour. “Gostei bastante de conhecer aqui dentro e um pouco da história da vice-governadora, que é uma mulher negra, que está lutando e mostrando que ela pode estar aqui. É um exemplo para a gente da periferia de que podemos realizar nossos sonhos”, disse Nicole Pereira.

Na ocasião, os jovens também participaram de um bate-papo com a equipe da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, que levantou questões relacionadas à prevenção às drogas. “Quando falamos sobre drogas, é importante falar da rede de possibilidades de proteção, de amparo e de apoio. Falar não somente dos problemas decorrentes do uso de drogas, mas também de todas as questões que perpassam nossas vidas, como as nossas relações sociais e os meios que vivemos”, destacou Meyrieli de Carvalho Silva, assistente social e assessora especial da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas.

O “Conheça Jovem” tem como objetivo realizar um tour informativo para fazer com que os jovens possam se familiarizar com os mais variados espaços públicos.

Texto: Ana Carolina Costa

Letícia Passos