18/09/2019 17h04 - Atualizado em 18/09/2019 17h45

Festival JuventudES acontece neste sábado (21) em Terra Vermelha

Atrações culturais, rodas de conversa, oficinas e slam literário farão parte do Festival JuventudES, que acontece neste sábado (21), na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Prof. Paulo César Vinha, escola conhecida na região como Caic de Terra Vermelha, em Vila Velha.

Com o objetivo de empoderar, dar visibilidade aos talentos jovens, reuni-los em espaços de debate e promover direitos humanos como cultura, educação e saúde, o evento, realizado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), pelo Conselho Estadual da Juventude (Cejuve) e pela Prefeitura Municipal de Vila Velha, contará com diversas atividades das 10h às 16h, com programação aberta ao público.

O festival terá cinco espaços diferentes, sendo eles o Palco Principal, o Espaço Criativo, o Espaço Interativo, a Tenda Literária e a Tenda Direitos Humanos e Juventude. O Palco Principal recebe, entre 10h e 12h, apresentações de música, balé e grafite e uma edição especial do Slam Interescolar.

Para estimular a criatividade das juventudes, serão oferecidas oficina de penteado afro com Andréia Quitéria, do Núcleo Afro Odomodê, e oficina de turbante com Leu Fagundes, ambas das 11h às 14h. Na interação, os destaques são para a mostra de robótica e de jogos 3D, além de oficina de maquiagem com alunos formados pelo Programa Qualificar ES, do Governo do Estado, e testes rápidos de saúde com a Prefeitura Municipal de Vila Velha, das 10h às 16h.

Já na Tenda Literária, os jovens poderão participar de varal de poesias, oficina de escrita criativa e lançamento de zine com Jaiara Dias e Tamyres Batista. As atividades neste espaço vão das 10h às 16h.

A Tenda Direitos Humanos e Juventude receberá a 4ª edição do projeto TRANSitando da SEDH, com um tour cultural e informativo com um grupo LGBTQ+ e uma performance drag com Lara Lestrange às 14h30. Além disso, terá uma roda de conversa com o tema “Extermínio da Juventude”, com representantes do Cejuve, do Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes) e com representante do Movimento Pop Rua, das 13h às 14h30. Para às 15h, está prevista uma roda de conversa sobre “Ancestralidade e Juventude”, que será comandada pela atriz e apresentadora Luana Xavier.

O Festival JuventudES faz parte da programação da Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens, organizada pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e pelo Conselho Estadual da Juventude.

Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens

Diversos municípios capixabas vão receber atividades para discutir o extermínio de jovens. A VIII Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens, organizada pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) junto ao Conselho Estadual da Juventude (CEJUVE), acontece de 19 a 27 de setembro.

Todas as ações dialogam sobre a violência contra os jovens, em alusão ao Dia Estadual do Combate ao Extermínio de Jovens, lembrado em 21 de setembro, bem como a Semana Estadual, ambos instituídos em 2011 por meio da Lei Estadual nº 9.646. Nesta edição serão, ao todo, nove dias de programação que inclui uma série de diálogos, palestras, seminário, encontro de grêmios, além de batalhas de rimas. Confira aqui a programação.

Serviço:

Festival JuventudES

Data: 21/09 (sábado)

Local: Umef Prof. Paulo Cesar Vinha (CAIC), Terra Vermelha, Vila Velha

Realização: SEDH, Cejuve e PMVV

ABERTO AO PÚBLICO

Programação:

Palco Principal

10h às 10h30 – Projeto Pretaô

10h30 às 11h – Apresentações de ballet com a UMEF Deolindo Perim

10h às 12h – Graffitti ao vivo com Art Oi

11h – Edição especial do Slam interescolar