07/01/2022 18h13

Estado Presente: projeto do CRJ Guarapari é apresentado às lideranças do bairro Kubistchek

As lideranças comunitárias do bairro Kubistchek, em Guarapari, conheceram o projeto do Centro de Referência das Juventudes (CRJ), na noite dessa quinta-feira (06), em uma sala da Igreja Santa Luzia. Eles também conheceram parte da equipe do CRJ Guarapari, que já deu início aos trabalhos de mobilização e informação das juventudes, mesmo ainda sem espaço físico.

O CRJ vai funcionar em Kubistchek, bairro definido como prioritário pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. O encontro contou com a presença do secretário de Estado de Direitos Humanos em exercício, Geovanni Lima.

"Nosso trabalho em Guarapari já começou com o mapeamento dos jovens e ações de mobilização, que resultaram nesta reunião, por exemplo. Em breve, vamos inaugurar o CRJ Guarapari. Já começamos a atuar em outras cidades, como Serra e Vila Velha. Em Aracruz e Cachoeiro, também estamos em processo de mobilização. No total, serão 14 CRJs para que as nossas juventudes tenham mais oportunidades. Eles são o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo”, explicou Geovanni Lima.

O CRJ Guarapari será um espaço moderno e acolhedor para jovens de 15 a 24 anos. Nele, as juventudes vão poder fazer gratuitamente cursos, oficinas, usar espaços para trabalho, laboratórios criativos, construir planos de trabalho e de vida, além de fazer passeios fora do território, entre outros.

O CRJ é fruto de uma parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), definida após ampla seleção pública. Com a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), o IBCA fará a gestão do espaço.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Os CRJs serão implantados em dez municípios atendidos pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. São eles: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Linhares, São Mateus, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz.

Texto: Danielly Campos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH 
Juliana Borges 
(27) 3636-1334 
juliana.paiva@sedh.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard