01/06/2020 18h32

Conselho adia Conferência Nacional da Juventude no Espírito Santo

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e o Conselho Estadual da Juventude (Cejuve) comunicam a decisão pelo adiamento da IV Conferência Estadual da Juventude em decorrência das medidas de distanciamento social para o enfrentamento do novo Coronavírus (Covid- 19).

 

A IV Conferência Estadual da Juventude aconteceria nos dias 19, 20 e 21 de junho, com o objetivo de dar início à execução do Plano Estadual da Juventude para a promoção de políticas públicas para juventude capixaba. O presidente do Cejuve, Miguel Intra, falou sobre a decisão de adiar a IV Conferência.

 

“Em março, com o avanço da pandemia, o calendário das conferências foi suspenso em âmbito municipal e estadual. Recentemente, fomos surpreendidos com a retomada do calendário com novas datas, e decidimos entre a comissão organizadora e executiva e o conselho que não é possível seguir essas novas datas sem a certeza da OMS quanto à retomada das organizações de eventos e aglomerações. Para que seja possível organizar essa conferência de forma plural, representativa e ouvir as demandas, ela precisa acontecer de maneira presencial e de maneira mobilizada”, afirmou Miguel Intra.

 

Segundo a gerente de Juventude da SEDH, Fabrícia Goetsh Barbosa, não seria possível a realização da Conferência de forma virtual, já que a desigualdade social não permitiria a participação integral da juventude capixaba.

 

“O adiamento da conferência é uma decisão coerente levando em consideração o cenário em que estamos vivendo. A IV Conferência Estadual de Juventude seria o espaço primordial para a construção do Plano Estadual de Juventude, o que é histórico e um marco para a juventude capixaba. De forma virtual, infelizmente não conseguiríamos garantir a participação e a representação de várias juventudes. Entendemos a dificuldade em que vivemos e as consequências que a pandemia tem acarretado. Por isso, decidimos de forma conjunta a não realizar algo que não fosse democrático em tempos tão difíceis”, ressaltou.

 

O Conselho só deve retomar o calendário da Conferência quando a situação sanitária voltar à normalidade.

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636- 1334 / 999264669
juliana.paiva@sedh.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras