Comunidades quilombolas de São Mateus começam a receber energia elétrica
Até o final deste ano, as mais de 30 comunidades de Sapê do Norte, em São Mateus, estarão com acesso à energia elétrica. Este é resultado de um trabalho de articulação entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e Defensoria Pública, com a concessionária que administra a energia elétrica no Estado. Já estão concluídas as instalações em seis comunidades que compõem o Quilombo, nove em andamento e, em 17 delas, as obras devem ter início em breve.
O acesso à energia elétrica foi uma das demandas apresentadas pelas comunidades quilombolas ao Governo, por meio do Projeto ABC das Políticas de Promoção da Igualdade Racial, coordenado pela Gerência de Políticas de Igualdade Racial da SEDH. O trabalho, realizado em parceria com vários órgãos do Estado, levou os serviços às comunidades e também ouviu sobre as necessidades locais.
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, enfatiza que, por meio do diálogo com a empresa de energia elétrica, as instalações estão sendo realizadas e são acompanhadas pela SEDH. “Garantir acesso aos direitos das comunidades é nosso papel e, junto com a Defensoria e a empresa concessionária, estamos acompanhando estas instalações, atendendo à reivindicação das lideranças destas comunidades”, frisou.
Receberam a instalação de energia elétrica no quilombo Sapê do Norte, em São Mateus, as comunidades de Angelim Disa, Córrego da Angélica, Córrego do Sertão, Córrego Santa Izabel, Coxi e Dona Guilhermina.
Estão em fase de conclusão as instalações no Córrego de Alexandre, Linharinho, São Jorge/Córrego do Sapato Angelim III, Angelim II, Morro da Onça, Roda D´água, Santaninha e Nossa Senhora da Penha. Em breve, têm início as obras em Angelim I, Beira Rio Arural, Cacimba, Canta Galo, Chiado, Córrego do macuco, Córrego seco, Diló Barbosa, Divino Espírito Santo, Mata Sede, Morro da Arara, Nova Vista I e II, Ponto Grande, São Cristóvão, São Domingos, São Domingos de Itaurinha e Serraria.
Quilombos
No Espírito Santo, são 55 os quilombos distribuídos nos municípios de Conceição da Barra, São Mateus, Guarapari, Linhares, Montanha, Ibiraçu, Santa Leopoldina, Laranja da Terra, Viana, Anchieta, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Guaçuí, Itapemirim e Presidente Keneddy.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Simone Diniz
(27) 3134-1414 (27) 99309-4008