16/03/2020 11h02

11° Workshop de Políticas sobre Drogas discute tema sobre Reforma Psiquiátrica

A 11ª edição do Workshop em Políticas sobre Drogas, de iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), ocorreu na tarde desta sexta-feira (13), no auditório do Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória. Com o tema “Reforma Psiquiátrica: A Lógica Institucional em Questão”, o evento lotou o auditório de servidores e servidoras, representantes de Comunidades Terapêuticas do Governo do Estado e demais interessados na temática.

Coordenada pela Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, a palestra foi ministrada pela psicóloga especialista na área de saúde mental, Nathalia Borba. Na ocasião, a profissional falou sobre a importância de realizar workshops de capacitação.

“Momentos como esse são de extrema importância para que possamos trocar um pouco de nossas vivências, trocar conhecimentos, experiências e tentar atender pessoas que procuram nossos serviços da melhor forma. Esse espaço tem como objetivo contribuir com o fortalecimento de uma rede de serviços e cuidados”, frisou a psicóloga.

No workshop, Nathalia Borba abordou todo um recorte histórico sobre a reforma psiquiátrica no mundo, destacando o Brasil.

“É muito importante fazer esse resgate histórico para sempre lembrarmos onde nossas praticas se inserem, de onde surgem os conceitos que a gente trabalha, entender que as coisas não estão em uma realidade muito maior que vivemos, como uma forma de reflexão”, ressaltou a psicóloga.

O Workshop de Políticas sobre Drogas tem o objetivo de proporcionar a formação de servidores e servidoras da SEDH. Também é voltado para os representantes das Comunidades Terapêuticas conveniadas ao Governo do Estado e aberto aos demais interessados na temática das drogas.

Segundo a Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, ainda serão realizados diversos workshops ao longo do ano.

Texto e fotos: Maria Alice Costa

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard