10/12/2020 17h51

XII Semana Estadual de Direitos Humanos: SEDH participa de bate-papo no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (GEPIR), realizaram, na última sexta-feira (04), o bate-papo A Importância da Luta Antirracista, no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL). A atividade compõe a programação da XII Semana Estadual de Direitos Humanos.

Na condução do bate-papo, estiveram a gerente de Promoção da Igualdade Racial da SEDH, Edineia Conceição de Oliveira, e a representante do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Yara Marina (Mãe Yara), juntamente com os internos. Na oportunidade, elas explicaram as políticas públicas do Governo do Estado.

“A importância de atividades como essa é justamente construir novas políticas públicas. Explicamos como funciona a nossa gerência, qual a nossa pauta e falamos também sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que, em 2020, completou 72 anos. Falamos que existe uma política pública aqui fora que pode alcançar dentro das unidades e que, a partir daí, essa pessoa pode ser reinserida na sociedade. Trabalhamos para que ela possa ser reinserida dentro das melhores condições possíveis”, destacou Edineia de Oliveira.

Ao longo do dia, Edineia de Oliveira e Yara Marina também acompanharam outras atividades da programação do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares: roda de capoeira, oficina de artesanato, oficina de informática e projeto de criação de peixes.

O diretor do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares, Nelson Rodrigo Pereira Merçon, também acompanhou toda a programação de perto. “As Oficinas de Multiplicação de Conhecimentos são práticas periódicas na unidade. Mas, nessa semana, contamos com a presença da senhora Edineia de Mãe Yara, que, além de prestigiarem, contribuíram com suas experiências para o projeto, trazendo ainda novas perspectivas sobre a Semana Estadual de Direitos Humanos. O apoio da sociedade civil no processo de reinserção social é imprescindível, sobretudo quando encontramos representantes governamentais ou dos mais diversos órgãos que se comprometem com a causa e nos estimulam ainda mais. Sou muito grato pela presteza e parceria oferecidas pelas duas”, destacou Nelson Merçon.

A SEDH preparou uma agenda especial para a XII Semana Estadual de Direitos Humanos, que teve início no último dia 04 de dezembro e segue até o próximo dia 18. Confira todas as atividades clicando AQUI.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334 / (27) 99926-4669
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras