17/09/2021 16h40

X Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens terá cinedebates e oficinas

As juventudes terão uma programação recheada de atividades importantes na X Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens, que vai acontecer na próxima semana, de 20 a 27 de setembro.

Entre as novidades para este ano, está o Cinedebate com o vídeo sobre as Potencialidades das Juventudes de região da Grande Terra Vermelha (Região 5), em Vila Velha. Na programação, estão previstos debates presenciais e on-line, além de oficina.

De acordo com a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, o objetivo da semana é incluir as temáticas das juventudes na sociedade. “Assim fortaleceremos as ações voltadas para os jovens, com mais políticas públicas, dando mais visibilidade aos temas. Há muitos desafios a superar. Mas vivemos o momento de maior investimento nas juventudes, com a implantação de 14 Centros de Referência das Juventudes, do Plano Estadual de Políticas das Juventudes, o projeto Juventude Emergencial e o Fundo Estadual”, enfatizou.

“Debatemos muito, no passado, a implantação dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs), como espaços importantes e necessários para prestação de serviços para os jovens. Este é o primeiro ano que o CRJ virou realidade, coma entrega da unidade de Terra Vermelha. Suas atividades já compõem a Semana. Outro destaque é que estamos com ações em diversos municípios contemplados no Projeto Estado Presente. Além disso, as juventudes no Iases também foram envolvidas”, afirmou a gerente de Políticas para a Juventude da SEDH, Fabrícia Barbosa.

As atividades da semana foram feitas em parceria com as Organizações da Sociedade Civil Bem Brasil e Adesjovem, Prefeituras de Guarapari e de Cachoeiro, além do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve).

Semana

A Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens foi criada pela Lei 9.646/2011. Ela acontece em nível estadual, enquanto os municípios realizam as tradicionais semanas das juventudes.

A ação é realizada na quarta semana de setembro e tem o dia 21 como destaque, por ser o Dia Estadual do Combate ao Extermínio de jovens. É um momento importante para os debates dos temas das juventudes no Estado.

20/09 (segunda-feira)

18h - Abertura do evento com o Cinedebate sobre as potencialidades das juventudes de região da Grande Terra Vermelha, no Centro de Referência das Juventudes de Terra Vermelha, em Vila Velha.

21/09 (terça-feira)

19h - "Antes que a bala perdida me ache: debate on-line do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-ES) sobre as políticas públicas no enfrentamento do extermínio da juventude negra", no @juventudes_es no Instagram.

22/09 (quarta-feira)

15h - "Intervenção Cultural Batalha NB+ bate-papo: o que é o Conselho e apresentação do Estatuto da Juventude", no Iases, em Linhares.

23/09 (quinta-feira)

14h - “Entre Olhares" - Oficina de fotografia, no Centro de Vivência de Feu Rosa, na Serra.

24/09 (sexta-feira)

18h30 - Fala aê JuventudES - Equipe de Guarapari, no Centro Cultural Casa Sinestésia, Centro de Guarapari.

25/09 (sábado)

9h - Juventudes tradicionais, no Centro de Cultura Afro Brasileira - Ile Axé Opo Elemoso, em Cachoeiro de Itapemirim.

14h - O CRJ que queremos, na UMEF Dijayro Gonçalves Lima, em Vila Velha.

27/09 (segunda-feira)

Eleição on-line do Cejuve.

Texto: Danielly Campos

Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES