05/04/2019 12h26 - Atualizado em 05/04/2019 12h38

Subsecretaria de Política Sobre Drogas se reúne com Comunidades Terapêuticas

A equipe da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh) se reuniu na tarde dessa quinta-feira (04) com representantes de Comunidades Terapêuticas credenciadas no Governo do Estado. O objetivo do encontro foi apresentar algumas das novas diretrizes que serão implementadas nas entidades, que foram convidadas a participar da formação oferecida pela Subdrogas. Também foi discutida a reestruturação da Rede Abraço, que prevê melhorias na oferta dos serviços.

Segundo o subsecretário de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, ouvir cada um dos grupos, entidades públicas e privadas, e sociedade civil ligados ao assunto faz parte do planejamento da Sedh e é essencial para que a reestruturação seja feita de forma completa.

“Nós encaramos as Comunidades Terapêuticas, bem como os Cras, CapsAd e outros, como parceiros no enfrentamento às drogas e no atendimento a pessoas com dependência química. Vamos procurar ouvir todos os lados e extrair o que há de melhor em cada um. É importante ressaltar também, que buscamos excelência nos servidos ofertados pelo Governo do Estado e que não compactuaremos com violações de direitos. A sociedade está cada vez mais atenta, vigilante e nós temos que melhorar”, explicou.

Lopes afirmou, ainda, que cuidar da política sobre drogas é uma das prioridades do Governo Renato Casagrande. “Estamos reunidos aqui, hoje, pois queremos ouvir vocês, que representam as Comunidades Terapêuticas credenciadas atualmente. Eu já visitei, na última semana, cada um dos espaços e conheci de perto os serviços que estão prestando. Mas quero ouvir de vocês quais são as suas necessidades, para avaliarmos como podemos atendê-los”, disse.

Formação

Na próxima semana, a Subsecretaria de Política sobre Drogas dará início a um ciclo de formação e capacitação de servidores públicos, aberto também aos representantes das Comunidades Terapêuticas, com foco na Política sobre Drogas. Serão oito cursos neste primeiro semestre, realizados sempre às sextas-feiras.

A iniciativa faz parte do processo de reestruturação da Rede Abraço. A partir do segundo semestre a Sedh terá um programa focado nas CTs, que vai atender a todas que tiverem interesse, mas com o foco nas credenciadas pelo Governo do Estado.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedh