17/07/2019 18h24 - Atualizado em 18/07/2019 12h50

Servidores participam de treinamento do BID no Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES

Quarenta servidores e servidoras de diversos órgãos do Governo do Estado participaram, nessa terça-feira (16) e nesta quarta-feira (17), do treinamento PM4R Ágil, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A capacitação foi organizada pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh) e realizado no Epicentro – hub de inovação do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) –, no Centro de Vitória. Os participantes formam as equipes técnicas que estão à frente do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES.

O PM4R Ágil é um programa de certificação de equipes desenhado para que as equipes mostrem resultados tangíveis com entregas de valor a cada duas semanas, assim como os preparam para certificação internacional como a Scrum Master.

Segundo a coordenadora Geral da Unidade de Gestão do Projeto, Edna Totola, o curso contribuirá para um melhor desempenho na gestão dos projetos do BID. “O objetivo é acelerar os procedimentos, agilizando a execução do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES e, consequentemente, aumentando o seu êxito”, destacou.

Durante o treinamento, que foi ministrado por Haroldo Vieira e Carmen David, foi ensinado sobre a mentalidade de projetos “ágeis”, caracterizada por ciclos curtos chamados Sprints, com equipes pequenas e liderança útil.

Os facilitadores do seminário contam com certificações globais, são Ágeis Coaches e treinadores internacionais com experiência comprovada. As certificações internacionais PM4R Ágil Professional e PM4R Ágil Practitioner Certified (PM4R Ágil)® são as únicas para equipes em projetos com impacto social e ambiental, respaldada pelo BID, membro corporativo da “Agile Alliance®” e provedor de educação registrado “REP” pelo PMI®.

O coronel Andrey Rodrigues, coordenador técnico da UGP/Sedh, que foi um dos participantes, afirmou que o curso foi um complemento relevante para a execução do Projeto. “O treinamento trouxe inovações técnicas voltadas para o planejamento e monitoramento das ações pactuadas, objetivando o alcance de todas metas contratadas”, destacou.

Segundo Rodrigues, outro ponto relevante foi a participação de integrantes de todos os órgãos envolvidos no Projeto. “Foi uma oportunidade de todos compartilharem a responsabilidade, o conhecimento e a motivação imprescindíveis ao sucesso do Projeto”, enfatizou.

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES tem o objetivo de contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) em municípios com maior vulnerabilidade social do Estado, por meio de ações que objetivam o aumento da efetividade das Polícias Civil e Militar no controle e investigação de crimes violentos; o incremento das oportunidades de inclusão social com foco nos jovens de 15 a 24 anos em condições de risco à violência; além da redução da reincidência da população jovem em conflito com a lei.

Participaram do seminário as equipes técnicas dos seguintes órgãos: Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Polícia Militar do ES, Polícia Civil do ES, Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases), Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) e, como convidados, servidores do Bandes e da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedh
Letícia Passos
(27) 3636-1334
leticia.freire@sedh.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras