30/11/2019 11h45 - Atualizado em 03/12/2019 17h30

Seminários, rodas de conversa, formação e premiação marcam a XI Semana Estadual de Direitos Humanos

Seminários, rodas de conversa, formação para servidores e entregas de prêmios fazem parte da programação da XI Semana Estadual de Direitos Humanos, promovida pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH). A Semana acontece em referência ao Dia Internacional de Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro.

As atividades, elaboradas em parceria com outras Secretarias de Estado, órgãos públicos e organizações da sociedade civil, têm início nesta segunda-feira (02) e seguem até o dia 17 de dezembro.

A secretária de Direitos Humanos, Nara Borgo, destaca a importância da realização da Semana. “*Estes espaços de diálogo e exposição são de extrema importância para fomentar e dar visibilidade a um tema que é inerente a todos os seres humanos, que é promoção e defesa dos nossos direitos*”, ressaltou.

A presidenta do CEDH, Verônica Bezerra, comenta sobre o tema escolhido para este ano, que foi “(R)Existência! Direitos Humanos na pluralidade contra desigualdades”. “Diante de tanta intolerância que tem como consequência a violação de direitos humanos, ressaltar que mesmo diferentes, somos iguais em ter garantidos os Direitos Fundamentais. Essa é a centralidade. Todos e todas devem ter seus direitos garantidos, independente de qualquer coisa”, disse.

O evento que abre a programação é o “Simpósio de Filosofia e Direitos Humanos: Humanização”, organizado pela Universidade do Espírito Santo (Ufes), que irá ocorrer no Campus São Mateus.

Durante a realização da Semana, a SEDH irá promover a posse do Conselho LGBT+, uma roda de conversa com mulheres em situação de rua, ambos no dia 09, e a segunda edição do projeto “Conheça Jovem” no dia 10 de dezembro.

Ainda no dia 10 acontece a entrega do Prêmio Estadual de Direitos Humanos, que este ano irá homenagear Sandra Maria Reis, Maria Beatriz Nader e o Projeto Serenata como reconhecimento à luta pela promoção e defesa dos Direitos Humanos no Estado do Espírito Santo. O evento é organizado pelo CEDH, em parceria com a SEDH, e será realizado no Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro de Vitória, às 10 horas.

O “I Seminário Estadual sobre encarceramento em massa e desinstitucionalização de adolescentes” encerra a programação da XI Semana Estadual de Direitos Humanos no dia 13 de dezembro. Promovido pelo Comitê Estadual para a Prevenção e Erradicação da Tortura no Espírito Santo (Cepet-ES), com o apoio da SEDH, o evento acontecerá no auditório do Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória, a partir das 14 horas.

02 a 05/12 - Simpósio de Filosofia e Direitos Humanos: Humanização

Local: Ufes (Campus São Mateus)

Link para inscrição: https://filosofiasimposio.wixsite.com/filosofiaedh

Realização: Ufes

04/12 - Seminário Municipal de Direitos Humanos - "Construindo uma cultura de paz"

Horário: das 09h às 17h30

Local: Faculdade Pio XII, Cariacica

Evento aberto ao público

Realização: Prefeitura de Cariacica (Secretaria de Assistência Social e Gerência de Direitos Humanos)

05/12 - Intervenção "Todos os Direitos para Todas as Pessoas"

Local: Residencial Ourimar II, Serra

Evento aberto ao público

Realização: Prefeitura Municipal da Serra (Sedir, Setur) e Conselho Municipal de Direitos Humanos

05/12 - Noite dos Griôs:

Roda de conversa sobre samba, negritude e ancestralidade, seguida de roda de samba com a Velha Guarda Musical da Unidos de Jucutuquara.

Local: Mucane, Centro de Vitória

Realização: Departamento Cultural da Unidos de Jucutuquara

06/12 - Encontro "A luta por Direitos Humanos no ES: lutas, resistência e esperança"

Horário: a definir

Local: a definir

Realização: Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH/ES)

06/12 - Formação sobre Racismo, Religião, Identidade de Gênero e Diversidade Sexual

Local: Auditório da Cras de Laranjeiras (próximo ao Terminal)

Inscrições até 05/12 em https://forms.gle/1rUEomEG9x6D3DGZ9

Realização: Prefeitura Municipal da Serra (Sedir); Conselhos Municipais de Direitos Humanos e do Negro; Fórum pela Cidadania LGBTI da Serra

09/12 - Posse do Conselho Estadual LGBT+

Local: Auditório do Palácio da Fonte Grande, Centro de Vitória

Realização: SEDH (Gerência de Políticas de Diversidade Sexual e de Gênero)

09/12 - Roda de Conversa com Mulheres em Situação de Rua

Local: Praça Costa Pereira, Centro de Vitória

Realização: SEDH (Coordenação de Políticas para Pessoas em Situação de Rua)

10/12 - Prêmio Estadual de Direitos Humanos 2019

Local: Mucane, Centro de Vitória

Realização: Conselho Estadual de Direitos Humanos e SEDH

10/12 - Direitos Humanos na praça

Local: Praça Jerônimo Monteiro, Cachoeiro de Itapemirim

Realização: Conselho Municipal de Promoção dos Direitos Humanos de Cachoeiro de Itapemirim

10/12 - Projeto "Conheça Jovem" - Tour informativo com jovens

Local: Palácio da Fonte Grande, Centro de Vitória

Realização: SEDH (Gerência de Políticas para a Juventude)

11/12 - Abertura da Exposição "Meninos e Meninas de Rua no ES" e Roda de conversa sobre "Crianças Desaparecidas"

Local: Quadra da Escola de Samba Novo Império, Caratoíra

Evento aberto ao público

Realização: Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (GOLD)

13/12 - I Seminário Estadual Sobre Encarceramento em Massa e Desinstitucionalização de Adolescentes

Local: Auditório do Palácio da Fonte Grande, Centro de Vitória

Realização: Comitê Estadual para a Prevenção e Erradicação da Tortura no Espírito Santo (Cepet/ES) e SEDH.

17/12 - Entrega do Prêmio "Humaniza"

Local: Salão São Tiago, Palácio Anchieta, Centro de Vitória

Realização: Secretaria de Justiça (Sejus)

Informações à imprensa