Seminário Estadual debate direitos e diversidade de expressões da sexualidade humana
Com a finalidade de subsidiar a discussão sobre preconceito e invisibilidade, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Diversidade Sexual e Gênero, realiza o 1º Seminário Estadual de Diversidade Sexual e Gênero com o tema “Saúde, Direitos e Lutas em Diálogo”.
A iniciativa acontece no dia 16 de setembro. A data foi escolhida para que o evento acontecesse entre o Dia da Visibilidade Lésbica (29 de agosto) e o Dia da Celebração Bissexual (23 de setembro).
O Seminário será realizado em parceria com o departamento de Psicologia e com o Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O evento ocorrerá no auditório do IC2 no campus Goiabeiras da universidade, em Vitória.
O encontro contará com uma mesa de debates, composta pela advogada Roberta Goronsio, pela historiadora Bel Rizzi e pela psicóloga Laís Sudré. A mediadora será a psicóloga da equipe da Gerência LGBT+ da SEDH, Marina Francisqueto Bernabé.
Segundo Marina, trazer o tema à tona é fundamental, visto que a população de lésbicas e bissexuais sofre preconceito diariamente. “É essencial falar que a sexualidade desta parcela da população é tão legítima quanto a dos heterossexuais. É preciso pensar nas especificidades desse público que tem sua sexualidade não reconhecida pela maior parte da população, que acarreta o despreparo dos profissionais ao lidar com pessoas não hétero-cis-normativas. Assim, pautar esse assunto na universidade tem extrema relevância, tendo em vista que Estado, movimento sociais e universidade precisam se unir para construir estratégias que promovam direitos humanos”, destacou.
O evento está previsto para começar às 17h30 e as inscrições serão feitas no local, pouco antes do início do Seminário.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Letícia Passos
(27) 3636-1334 / 99289-9566