01/10/2025 11h33

Semana Estadual no Espírito Santo mobiliza dezenas de jovens contra o extermínio

Simulação de assembleia da ONU realizada no IFES de Guarapari.

Ao longo da última semana, mais de 60 atividades foram realizadas dentro da programação da Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens, envolvendo milhares de participantes em uma programação diversificada. Os eventos aconteceram em Centros de Referência das Juventudes (CRJs), escolas, universidades e no Instituto Federal, alcançando jovens de diversas regiões capixabas.

 

Um dos pontos altos da programação foram as simulações da Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), que reuniram e engajaram muitos jovens no exercício do diálogo e da diplomacia sobre o tema. Além disso, a semana contou com rodas de conversa, exposições, caminhadas e uma mostra de arte, todas focadas em oportunidades de diálogo e aprendizado.

 

A abertura oficial teve a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, e foi marcada pelo lançamento de diversas políticas públicas cruciais para a juventude.

 

O subsecretário de Políticas para Juventudes, Jiberlandio Miranda, enfatizou a importância do engajamento dos jovens e das novas ações do governo. "Com uma programação diversificada, as atividades alcançaram um expressivo número de jovens interessados no tema, que tiveram oportunidade de dialogar, aprender e sugerir ações que possam mudar esta realidade."

 

Entre as políticas públicas anunciadas, destacam-se o terceiro ciclo do  Programa de Empregabilidade e Qualificação Profissional para Jovens Capixabas (Empregajuv); o Datajuves, documento que centraliza informações sobre a realidade das juventudes capixabas, oferecendo subsídio para a criação de novas políticas, o Selo Social Empresa Parceira das Juventudes, iniciativa que visa reconhecer e incentivar empresas que promovam a profissionalização e a contratação de jovens de 15 a 29 anos como também o Edital de Boas Práticas em Políticas para as Juventudes que premiará iniciativas  elaboradas e realizadas na área de abrangência do Programa Estado Presente Segurança Cidadã.

 

A atividade foi uma realização da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas para Juventudes, em parceria com o Conselho Estadual da Juventude (CEJUVE).

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da SEDH

Simone Diniz

(27) 3134-1414

comunicacao@sedh.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras