03/12/2018 15h15

Semana de Direitos Humanos com seminários, palestras e mais atividades

Seminários, palestras, premiação e outros eventos fazem parte da programação da Semana de Direitos Humanos, em comemoração ao Dia Internacional de Direitos Humanos, celebrado no próximo dia 10 de dezembro. As atividades começam nesta segunda (03), todas com apoio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), e seguem até o próximo dia 15.

O primeiro evento acontece durante a 2ª Virada Turística Capixaba, com o Seminário Estadual sobre Turismo e Empreendedorismo LGBT, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur). O debate será no Centro de Convenções de Vila Velha, das 14h às 18h, nesta segunda (03). O objetivo do seminário é ampliar e fortalecer a discussão do turismo LGBT no Espírito Santo, como ferramenta que promova o avanço da economia no Estado, a promoção da visibilidade e identidades dessa população.

Nos próximos três dias acontecem ações da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, também dentro da Semana de Direitos Humanos. A programação inclui atividades para terça-feira (04), quarta (05) e quinta (06), com formação e capacitação, mesa-redonda e ações de conscientização e prevenção à violência contra as mulheres.

Ainda durante a Semana de Direitos Humanos, será realizada, pela primeira vez, o Seminário Estadual de Saúde e Cidadania LGBT, parceria da Sedh com a Sesa. A atividade acontece no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, na Serra, nos próximos dias 08 e 09. As inscrições estão encerradas.

Para o dia 10 deste mês está prevista a entrega do Prêmio Estadual de Direitos Humanos, com dois homenageados neste ano: o Grupo Raízes da Piedade e o padre Kelder. Ambos trabalham na luta em favor do oprimido e contra as exclusões e discriminações promovidas pela sociedade, e serão homenageados em evento organizado pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos (Cedh), responsável pela premiação.

Outro espaço de debates faz parte da programação. No próximo dia 13 acontece o Seminário “Desafios para o enfrentamento à tortura no Brasil”, organizado pelo Comitê Estadual para a Prevenção e Erradicação da Tortura no Espírito Santo (Cepet/ES). As inscrições vão até o próximo dia 10, pelo link bit.ly/InscriçãoSeminárioDiaInternacionalContraTortura.

E nos dias 08 e 15 deste mês ainda acontecem o Projeto Ocupa, desta vez em parceria com o projeto “Serra Mais Você”, com ações de cidadania e de direitos humanos em dois bairros do município da Serra: Vila Nova de Colares, no próximo sábado (08), e Feu Rosa, no dia 15. Parceria entre a prefeitura e a Sedh, pelo Programa Ocupação Social.

Programação

03/12 – I Seminário Estadual sobre Turismo e Empreendedorismo LGBT, em parceria com a Setur. Local: Centro de Convenções de Vila Velha. Horário: 14h às 18h. Inscrições encerradas.

04/12 – Formação dos Inspetores Penitenciários, em parceria com a Sejus, sobre prevenção à Violência Doméstica. Local: Escola Penitenciária. Horário: 11h20.

05/12 – Por elas & Com elas, campanha de conscientização e prevenção à violência contra a Mulher, em parceria com a Ufes. Local: Ufes. Horário: dia inteiro.

06/12 – Mesa-redonda, em parceria com a Ufes, com o tema “Direitos Humanos e Segurança Pública”. Local: Cineteatro Metrópoles. Horário: 15h.

08/12 – Ocupa Vila Nova de Colares – Serra Mais Você. Local: Emef Professora Eulália Falqueto Gusmann, Rua Alfredo Galeno, nº 162, em Vila Nova de Colares. Horário: 9h às 13h.

08 e 09/12 – 1º Seminário Estadual de Saúde e Cidadania LGBT. Tema: “Os Desafios das Políticas Públicas para a Diversidade Sexual e de Gênero no Espírito Santo”. Local: Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, na Serra. Inscrições encerradas.

10/12 – Prêmio Estadual de Direitos Humanos. Local: Casa da Cultura, também conhecida como Palácio Sonia Cabral, na Praça João Clímaco, Centro de Vitoria. Horário: 9h.

13/12 – Seminário “Desafios para o enfrentamento à tortura no Brasil”. Local: Auditório do Centro Universitário Católica de Vitória (na Avenida Vitória, n° 950, no bairro Forte São João, na Capital). Horário: 8h30. Inscrições até o próximo dia 10, pelo link bit.ly/InscriçãoSeminárioDiaInternacionalContraTortura.

15/12 – Ocupa Feu Rosa – Serra Mais Você. Local: Ginásio Poliesportivo do bairro Feu Rosa. Horário: 9h às 13h.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – Sedh