05/11/2019 10h28

Semana de Ações pela Educação Inclusiva e Direitos Humanos tem início em Vila Velha

Vila Velha foi o primeiro município a ser contemplado pela programação da Semana de Ações pela Educação Inclusiva e Direitos Humanos, promovida pelas secretarias de Direitos Humanos (SEDH) e da Educação (Sedu), por meio do Comitê de Educação e Direitos Humanos. A Semana teve início nesta segunda-feira (04) e reuniu professores, pedagogos, familiares, gestores escolares e demais pessoas interessadas no CEET Vasco Coutinho, no Centro de Vila Velha.

Fizeram parte da mesa de abertura a secretária de Direitos Humanos, Nara Borgo, o assessor especial para assuntos voltados para a educação da SEDH, professor Junior Bola, a subgerente de Educação Especial da Secretaria de Educação (Sedu), Sumika Freitas, e a coordenadora do Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Alessandra Silveira Rocha.

Na ocasião, a secretária Nara Borgo reforçou que esta é uma pauta extremamente importante para o Governo do Estado. “Precisamos discutir esse assunto, que é tão especial para todas e todos nós, com seriedade e sensibilidade, e o Comitê formado pela SEDH e pela Sedu tem feito isso. Já existe uma rede e muitas pessoas que trabalham arduamente para a educação inclusiva, e agora o Estado do Espírito Santo se abre no sentido de fortalecer, ampliar e auxiliar no que for possível para que a transição dos alunos da Educação Especial seja feita da melhor maneira possível, sem traumas e garantindo todos os direitos humanos que nossas crianças e adolescentes possuem”.

A secretária também destacou a expansão do projeto “Fico feliz que vamos alcançar outros cinco municípios. Estamos avançando neste primeiro ano, discutindo, capacitando, aprendendo, trabalhando para que tenhamos, de fato, uma melhor educação inclusiva no Estado do Espírito Santo”, ressaltou.

O objetivo dos encontros com os municípios é abordar sobre a transição dos estudantes da educação especial, visando a aperfeiçoar, ampliar e debater a Política de Educação Especial nas Unidades de Ensino do Estado do Espírito Santo, em nível municipal e estadual.

Segundo a subgerente de Educação Especial da Sedu, Sumika Freitas, o Comitê Estadual da Educação Especial e Direitos Humanos iniciou o Ciclo de Fóruns com as famílias de crianças e jovens com deficiência da Região Metropolitana e município de Santa Maria de Jetibá debatendo o processo de Transição dos Estudantes Público da Educação Especial da Rede Municipal para a Rede Estadual em 2020.

“Apresentamos como organizamos o Atendimento da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva na Rede Estadual. As ações em andamento para o trabalho pedagógico nas escolas, como informações sobre recursos humanos, fluxo do trabalho pedagógico, Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), Escola de Tempo Integral, a consulta pública sobre o Novo Currículo do Ensino Médio e o Planejamento Educacional Individualizado da Educação Especial. Essa ação fortalece a Rede de Atenção aos Estudantes Público da Educação Especial e o trabalho do Regime de Colaboração com os municípios", disse.

A programação da Semana segue até o dia 12 de novembro. Ao todo, serão realizadas seis reuniões, contemplando os municípios de Vila Velha, Vitória, Cariacica, Serra, Viana e Santa Maria de Jetibá.

O Comitê conta com a participação e articulação do poder público, das famílias, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) e dos movimentos sociais para a elaboração de atividades para o acompanhamento da transição dos estudantes do ensino público da Educação Especial nas escolas municipais e da Rede Estadual.

Confira as próximas reuniões:

05/11 (terça-feira)

Cariacica - EMEF Talma Sarmento de Miranda (Rua da Matriz, 33 - São Geraldo)

06/11 (quarta-feira)

Serra - EEEFM Vila Nova de Colares (R. Alfredo Galeno, 1523 - Vila Nova de Colares)

07/11 (quinta-feira)

Encontro de Alinhamento – Sedu Central (Av. César Hilal, 1111 - Santa Lúcia, Vitória)

08/11 (sexta-feira)

Santa Maria de Jetibá - Câmara Municipal de Vereadores (R. Dalmácio Espíndola, Centro)

11/11 (segunda-feira)

Vitória - EMEF Aristóbulo Barbosa Leão (Av. Vitória, 3010, Bento Ferreira)

12/11 (terça-feira)