Segundo workshop em Políticas Sobre Drogas traz a perspectiva da saúde como tema
Mais de 120 pessoas marcaram presença no Workshop “Abc das drogas: espécies, classificações, ação das drogas no organismo, tipos de usuários e o processo de dependência química”, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (03), no auditório do Palácio da Fonte Grande, em Vitória.
Este foi o segundo dos oito minicursos que serão promovidos pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), por meio da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas, durante o primeiro semestre deste ano. A palestra foi ministrada pela médica psiquiatra, Melina Silva Cruz, especialista no tratamento de transtornos decorrentes do uso de substâncias.
Na abertura do evento, o subsecretário da SubDrogas, Carlos Lopes, agradeceu a presença de todos e destacou que a pasta passa por um processo de reestruturação das políticas públicas estaduais. “Aproveito a oportunidade para informar que, em breve, lançaremos serviços mais sistematizados e qualificados com o objetivo de construir políticas públicas mais eficazes para o atendimento às pessoas que possuem algum tipo de dependência química”, ressaltou.
Com um tema mais voltado para a área da saúde, a palestrante Melina Cruz abriu o workshop com um breve histórico de quando as drogas eram utilizadas para uso medicinal e também explicou sobre os efeitos e riscos dos estimulantes, alucinógenos, cannabis, entre outras substâncias.
Durante a palestra, a psiquiatra destacou a recente liberação nos Estados Unidos de um remédio com cetamina, considerado revolucionário no tratamento da depressão. “O assunto gera muita polêmica, mas a cetamina possui algumas vantagens sob os antidepressivos, como aliviar os sintomas da doença logo após o seu uso, sendo uma grande revolução para os pacientes”, contou.
O conselheiro terapêutico do Centro de Acolhimento de Vitória, Mauro Cesar Amorim, avaliou ser muito importante a discussão da temática. “Para a gente que lida com dependentes químicos no dia a dia, é muito importante conhecer os quadros decorrentes do uso de substâncias. Está sendo muito proveitoso”, disse.
A assistente social da Comunidade Terapêutica São Miguel Arcanjo, Lorraina da Victoria, também destaca a importância da iniciativa. “Está sendo essencial para a gente para a melhor compreensão do tema. Acho, inclusive, que é um assunto para ser debatido mais amplamente, abrangendo um público ainda maior. Participei do primeiro Workshop e pretendo participar de todos os oito”, enfatizou.
Além de representantes de órgãos do Governo do Estado e de organizações da sociedade civil, estudantes, psicólogos e terapeutas ocupacionais também estiveram presentes na palestra.
Workshop em Políticas Sobre Drogas
Promovido pela Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas, o workshop tem o objetivo de promover a capacitação das servidoras e servidores públicos sobre a temática das drogas e contará, ao todo, com oito minicursos. O primeiro deles foi realizado no dia 12 de abril pelo mestre em Ciências Criminais, Saulo Salvador Salomão, e abordou o tema “Drogas e controle social: um histórico da criminalização e do modelo da guerra”. Os cursos acontecerão no decorrer do primeiro semestre deste ano, sempre às sextas-feiras.
Além das servidoras e servidores da Sedh, a formação é voltada para os representantes das Comunidades Terapêuticas conveniadas ao Governo do Estado e aberto a demais interessados.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedh
Suellen Barone / Letícia Passos
(27) 3636-1334
suellen.barone@sedh.es.gov.br / leticia.freire@sedh.es.gov.br