15/04/2021 18h20 - Atualizado em 20/04/2021 09h44

Segundo dia de webinário da SEDH traz autismo como tema

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Políticas para a Pessoa com Deficiência, realizou o segundo dia de programação do Webinário “Protagonismos, Diversidades e Inclusão Social: conquistas, desafios e perspectivas”, nessa quarta-feira (14), na página Direitos Humanos ES no Facebook. O evento contou com tradução em Libras, em tempo real.

O webinário faz alusão ao Dia Estadual de Conscientização sobre Doenças Raras, que foi em 28 de fevereiro; ao Dia Internacional da Síndrome de Down (T21), que foi em 21 de março; ao Dia Estadual de Conscientização sobre o Autismo, em 02 de abril; ao Dia Estadual do Sistema Braille, em 08 de abril; e ao Dia Estadual de Luta pela Educação Inclusiva, em 14 de abril.

No segundo dia do webinário, foram realizados dois painéis virtuais: "Autismos no Contexto Escolar: desafios e perspectivas", que foi apresentado pela professora doutoranda Flaviane Salles, e “Conquistas e desafios de uma mulher com autismo”, apresentado pela neuropsicoterapeuta Claudia Reis.

A gerente de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos, Carline Santos Borges, foi a mediadora do evento. Durante a live, a professora doutoranda Flaviane Salles falou um pouco sobre sua experiência profissional e também pessoal.

“Esse foi um momento muito potente de discussão. É preciso avaliar as pessoas com autismo não tendo as outras pessoas como parâmetro, mas tendo elas mesmas como parâmetro. Quando falamos de especificidades, precisamos entender que cada ser humano é único e precisamos respeitar as pessoas com autismo e seus direitos, potencializando suas habilidades cognitivas, sociais, de comunicação, independente de qualquer coisa”, disse Flaviane Salles.

A neuropsicoterapeuta Claudia Reis falou da importância das pessoas olharem para os autistas sem preconceito e julgamento.

“A sociedade e nosso País precisam estar preparados não só para os autistas, mas para todas as pessoas com deficiência. Nós precisamos de visibilidade e não olhar o outro com deficiência, porque antes da deficiência vem a pessoa. Precisamos incluí-las. Não adianta levantar a bandeira se você não sabe quem são, não conhece a vida e se não faz parte daquele mundo. Eu aconselho que todos fiquem bem sensíveis aos autistas quando os virem na rua, que não tenha mais um olhar preconceituoso e de julgamento”, declarou Claudia Reis.

Programação

Encerrando o webinário, nesta quinta-feira (15) haverá o lançamento do livro “Inclusão de pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento e espaçostempos educativos: reflexões e possibilidade”.

A live de encerramento contará com a presença dos professores Michell Pedruzzi Mendes Júnior e Israel Rocha Dias.

O webinário acontece às 18h30, no canal da SEDH no Facebook: https://www.facebook.com/DireitosHumanosES.