01/10/2021 18h37

SEDH visita instituições em Santa Leopoldina e acompanha projetos do Governo do Estado

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, e equipe estiveram no município de Santa Leopoldina, nessa quarta-feira (29). A equipe se reuniu com o prefeito Romero Luiz, conheceu equipamentos e acompanhou a execução de projetos do Governo do Estado no município. A secretária também participou de sessão na Câmara de Vereadores, onde fez uso da Tribuna do Povo e apresentou ações e programas do Estado.

Um dos espaços visitados foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Leopoldina, onde a equipe conheceu a estrutura, interagiu com as crianças e acompanhou o trabalho realizado. A SEDH conta com a Gerência de Políticas para a Pessoa com Deficiência e mantém uma articulação constante para a garantia de direitos a essa população.

Além disso, a equipe visitou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Santa Leopoldina, inaugurado pelo Governo do Estado em 2020, e também encontrou o secretário municipal de Trabalho Desenvolvimento e Ação Social, José Ronildo Silveira. Com isso, a secretária pôde conhecer a execução do projeto “Criança Feliz” e ver de perto os alimentos adquiridos com recursos da Compra Direta de Alimentos (CDA).

Antes de participar da sessão na Câmara de Vereadores de Santa Leopoldina, a secretária Nara Borgo também se encontrou com o presidente Sérgio Lago da instituição e também com os vereadores Rosimar Lahas e Dorgival.

Na Tribuna do Povo, durante a sessão, a secretária Nara Borgo explicou o papel da SEDH e também apresentou a estrutura da Secretaria, que trabalha com políticas voltadas para direitos das mulheres, políticas sobre drogas, pessoas com deficiência, LGBT+, igualdade racial, juventudes, pessoas em situação de rua, além do monitoramento e encaminhamento de denúncias de violações de direitos humanos, entre outras políticas públicas igualmente importantes. Ela também destacou alguns projetos e ações da SEDH, como a Central de Intermediação em Libras (CIL-ES).

“Neste mês de outubro, vamos lançar um serviço que poderá ser usado em todos os municípios do Espírito Santo, que é a Central de Intermediação em Libras. Por meio de um aplicativo, uma pessoa surda ou deficiente auditivo vai contar com um intérprete para fazer a intermediação com uma pessoa ouvinte em alguma situação que estiver precisando, como um atendimento médico, ao fazer denúncia em uma delegacia, entre outras situações. Um serviço que poderá ser utilizado pela comunidade surda de Santa Leopoldina”, destacou Nara Borgo.

Outro projeto exposto pela secretária foi o dos Núcleos de Referência de Atendimento às Mulheres. “Sempre tivemos um bom relacionamento com o município e a população. Exemplo foi quando trouxemos o Ônibus Lilás, uma importante ferramenta para levar serviços e informações para as mulheres acerca das situações de enfrentamento à violência”, frisou a secretária.

Segundo ela, esse serviço está suspenso por enquanto por causa da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). “Mas em breve estaremos voltando. E nesse sentido, vamos inaugurar o Núcleo de Referência de Atendimento às Mulheres da microrregião central serrana, em Santa Maria de Jetibá, que atenderá moradoras de seis municípios, incluindo Santa Leopoldina. O equipamento vai oferecer atendimento psicossocial e jurídico às mulheres em situação de violência”, explicou.