27/11/2020 17h04

SEDH realiza webpalestra ‘Política Sobre Drogas, Juventudes e Violências’

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, realizou, na tarde dessa terça-feira (24), o último evento do ciclo de webpalestras, iniciado no mês de setembro deste ano. A atividade também fez parte da programação do Novembro Negro.

O evento ocorreu em formato de live com o tema “Política Sobre Drogas, Juventudes e Violências”, com a participação da psicóloga Sabrina Ribeiro Cordeiro e da professora Renata Rodrigues da Costa. A palestra foi mediada pela assessora especial da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas, Nathalia Borba.

Em sua fala, a psicóloga Sabrina Ribeiro Cordeiro enfatizou que para se debater sobre políticas sobre drogas, juventudes e violência, é necessário também debater sobre colonialismo, racismo e necropolítica.

“A gente precisa se debruçar sobre as questões raciais. Não tem como eu dissociar a vivência racial que está na minha pele, que está na minha história, e que também está no público que eu atendo, que está na história do Brasil, de qualquer análise que eu venha a fazer. Eu sempre falo que qualquer trabalho comprometido, responsável, com implicações éticas hoje, em nosso País, precisa considerar a questão racial como fundamental para entender os processos que se dão na nossa vida”, frisou.

A professora Renata Rodrigues da Costa, em seu momento de fala, destacou que a importância da discussão sobre juventude, violência e drogas reside na busca pelo respeito às singularidades dos sujeitos. “A formação crítica e a busca por uma política pública sobre Drogas que considere os indivíduos antes da abordagem é necessária, ainda há muito a avançar. Numa perspectiva antirracista, sobretudo, precisamos encarar com responsabilidade o extermínio de uma população jovem e negra que acontece em todo o País. Levar a sério os mecanismos de elaboração e diagnóstico da política sobre drogas pode fazer do corpo negro alvo um corpo negro vivo e pleno na vivência de seus direitos e responsabilidades.”

A webpalestra está gravada e disponível no Facebook da Secretaria de Direitos Humanos, podendo ser conferida por meio deste link: https://bit.ly/3o0hhsi

Novembro Negro

A SEDH está com uma programação especial em alusão ao Mês da Consciência Negra, o Novembro Negro. As atividades tiveram início no dia 11 de novembro e vão até o dia 30 de novembro.

Confira a programação completa através do link: https://bit.ly/2JccBR7

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334 / (27) 99926-4669
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras