20/02/2025 16h30 - Atualizado em 20/02/2025 16h40

SEDH realiza posse dos componentes do Grupo Gestor Estadual dos CRJs

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) empossou, nessa terça-feira (18), os membros do Grupo Gestor Estadual dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs). O Grupo é composto por representantes de secretarias e instituições estaduais e os coordenadores dos 14 Centros de Referência das Juventudes localizados em dez municípios capixabas.

Na oportunidade, foram apresentadas as ações realizadas e os resultados conquistados por meio do trabalho desenvolvido nos CRJs. O evento contou com a apresentação do grupo de jovens do CRJ Terra Vermelha, que participam da oficina “Musicalidade Afro Capixaba”.

O Grupo Gestor Estadual foi criado pelo Decreto n° 4.738R, de 20 de setembro de 2020, e visa a articular ações para assegurar o pleno funcionamento dos CRJs; monitorar a execução dos programas e projetos; contribuir na formulação de diretrizes e medidas de aperfeiçoamento dos espaços; acompanhar os resultados e propor adequações aos CRJ's; além de atuar na interação entre Estado e Municípios para a concretização dos Centros e promover ações intersetoriais.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destacou a importância do Grupo Gestor Estadual. “As ações realizadas por meio dos nossos CRJs geram resultados muito positivos nos territórios onde estão inseridos e a integração, por meio deste grupo, possibilitará o fortalecimento do serviço e a ampliação de oportunidades para nossas juventudes”, destacou.  

O grupo é formado por representantes das secretarias de Estado de Direitos Humanos (SEDH), Gestão e Recursos Humanos (Seger), Economia e Planejamento (SEP), da Educação (Sedu), Saúde (Sesa), Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Justiça (Sejus), Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Esportes (Sesport), Turismo (Setur), Comunicação Social (Secom), Mobilidade e Infraestrutura (Semob).

Também fazem parte do Grupo Gestor a Secretaria da Cultura (Secult), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Instituto de Atendimento Socioeducativo do Estado Espírito Santo (Iases), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e representantes dos 14 CRjs.

Os Centros de Referência das Juventudes, CRJs, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Jones dos Santos Neves, nos dois primeiros CRJs criados, têm 92% de aprovação. Em 2022, foram 60 mil atendimentos; em 2023, 90 mil; e, em 2024, foram 140 mil atendimentos. 

Programa Estado Presente em Defesa da Vida

Os CRJs integram o eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Confira a lista dos componentes do Grupo Gestor Estadual dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs)   

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Simone Diniz/Marcus Vieira
(27) 3134-1414
comunicacao@sedh.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras