07/12/2021 11h33

SEDH realiza live no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e no Dia Estadual de Acessibilidade

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Políticas para a Pessoa com Deficiência, promoveu, na última sexta-feira (03), a live "Capacitismo, Inclusão e Acessibilidade". O evento fez alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e também ao Dia Estadual da Acessibilidade às Pessoas com Todo Tipo de Deficiência. O painel virtual contou com tradução em Libras em tempo real.

A live aconteceu na página da SEDH no Facebook e contou com uma palestra do professor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Décio Nascimento Guimarães A. secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, deu boas-vindas e fez a abertura do evento, que contou ainda com a participação do subsecretário de Estado da Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Junior Bola; da gerente Estadual de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Carline Santos, que foi a mediadora da live; e do presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Condef), Luiz Anhaia Vasconcelos.

“Sabemos dos desafios, que são inúmeros, e nosso Governo tem essa responsabilidade. Na Secretaria de Direitos Humanos, sob a orientação do governador, começamos esse trabalho relativo às pessoas com deficiência na criação da Gerência, um espaço que não existia. Além disso, começamos a melhorar as condições do Conselho, que precisava dessa organização até o processo eleitoral. Nosso trabalho é transversal”, disse a secretária Nara Borgo, destacando o trabalho de Governo voltado para as pessoas com deficiência.

“Trabalhamos com outras secretarias, por exemplo, para termos um transporte público de melhor qualidade, propagandas acessíveis e para que o nosso governador tenha um intérprete de Libras o tempo todo. Também entregamos a Central de Intermediação em Libras, uma grande conquista, e trabalhamos em uma construção coletiva para a garantia de direitos”, acrescentou a secretária de Direitos Humanos.

O presidente do Condef, Luiz Anhaia Vasconcelos, falou das lutas e perspectivas do Conselho. “Historicamente, a exclusão social é enfrentada pela população de pessoas com deficiência, que é quase sempre é invisibilizada e tão longe da preocupação de gestores e governos. Por isso, entre outros, o desafio do Condef é o de dar visibilidade e significância às necessidades das pessoas com deficiência. Realizaremos isso buscando interlocução com diferentes instituições públicas e privadas para entregar às pessoas com deficiência condições de igualdade e oportunidades no acesso aos espaços relevantes significativos para a vida social deles”, frisou.

“Capacitismo, inclusão e acessibilidade são três palavras que estão diretamente relacionadas. Ao longo da história de luta das pessoas com deficiência, percebemos que a inclusão e acessibilidade estão nas prioridades de nossas pautas, e esses são temas caros para nós. Em especial, nos últimos 30 anos, temos comemorado conquistas que apontam nesta direção. No entanto, percebo que precisamos olhar e lançar nossas observações para essas lutas e conquistas de uma maneira diferenciada”, enfatizou o palestrante Décio Nascimento Guimarães.

Ele disse que os marcos legais são potentes, porém sinalizou que a implementação deles “ainda tem sido fraca”. “Tem sido fraco porque tem partido de uma lógica ainda velha. Quando, na verdade, precisamos dar um passo importante. Precisamos pensar nas políticas práticas e ações em torno das pessoas com deficiência, a partir do paradigma da transformação dos espaços”, enfatizou Guimarães.

Texto: Thalisson Bandeira.