15/01/2021 13h05 - Atualizado em 20/01/2021 15h52

SEDH realiza II Semana Estadual de Combate à Intolerância Religiosa

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e ao Dia Mundial da Religião (21 de janeiro), a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Gepir), promove a II Semana Estadual de Combate à Intolerância Religiosa. As atividades terão início nesta segunda-feira (18).

Para a gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos, Edineia Conceição de Oliveira, criar estratégias para combater a intolerância religiosa é fundamental.

“Pelo segundo ano consecutivo, a Gepir realiza uma semana de debate sobre a temática, com a perspectiva de trazer reflexões a partir do olhar de diferentes representações religiosas. Entendendo que o diálogo é um importante instrumento de enfrentamento à intolerância religiosa. As atividades que serão realizadas nessa semana têm esse objetivo”, explicou Edineia de Oliveira.

No primeiro dia da programação da semana, 18 de janeiro, será lançada uma campanha virtual educativa de combate à intolerância religiosa na página da SEDH no Facebook. Também ocorrerá, às 14 horas, um bate-papo sobre o tema, com os internos do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL).

Serão realizados, ainda, dois seminários sobre intolerância religiosa. O primeiro deles ocorrerá na quarta-feira (20), das 9h às 12h, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Cariacica. Na quinta-feira (21), acontecerá o II Seminário Estadual de Combate à Intolerância Religiosa, de forma virtual, às 14 horas.

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Celebrada em 21 de janeiro, a data foi criada com o objetivo de incentivar o respeito e a convivência pacífica entre todas as religiões. Nesta data, também é celebrado o Dia Mundial da Religião.

As leis no Brasil determinam a liberdade religiosa. Sendo assim, a intolerância religiosa é crime de ódio e fere tanto a Constituição Federal (Lei Nº 9.459/1997) quanto a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Para denunciar este tipo de crime, o canal é o Disque Direitos Humanos – 100.

Confira abaixo a programação completa da Semana Estadual de Combate à Intolerância Religiosa.

Lançamento da Campanha Virtual de Combate à Intolerância Religiosa

18/01 (segunda-feira)

Divulgação: Facebook Direitos Humanos ES (https://www.facebook.com/DireitosHumanosES)

Diálogo Inter-religioso

18/01 (segunda-feira)

Local: Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL)

Seminário Municipal e Cerimônia Ecumênica

20/01 (quarta-feira)

Local: Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Cariacica

Endereço: Avenida Kleber Andrade, nº 05, bairro Rio Branco – Cariacica (Referência: Rua do Estádio Kleber Andrade e em frente ao DPJ de Campo Grande).

II Seminário Estadual de Combate à Intolerância Religiosa

21/01 (quinta-feira)