18/03/2022 13h05

SEDH realiza atividade do mês das mulheres na unidade prisional de referência à população LGBTI+

Integrando a programação do Mês das Mulheres, as equipes da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, da Gerência de Políticas de Proteção da Igualdade Racial e da Gerência de Diversidade Sexual e Gênero, realizaram, nessa quarta-feira (16), uma atividade na Penitenciária de Segurança Média 2 – PSME2, unidade prisional de referência à população LGBTI+.

A programação teve início às 14 horas e contou com a participação de cerca de 30 internas que são mulheres trans. Houve um momento cultural com a participação do Coletivo Multiplicação, representado por Elisangela Nascimento, que recitou poemas, e com o Coletivo de Fortalecimento e Empoderamento da População Negra do Sul do ES (FEPNES + Diversidade), representado por Agatha Banqs, que cantou algumas músicas de autoria dela.

Em seguida, foi exibido o documentário “Pororoca – A Força das Águas”, que retrata a força e as dores de mulheres trans. Por fim, foi realizada uma roda de conversa com as internas, a fim de quem fossem compartilhadas experiências e vivências enquanto mulheres trans.

“Na sociedade patriarcal e heteronormativa que vivemos, é essencial somarmos forças e pautarmos as demandas das mulheres trans. No caso da atividade, nossa escuta ativa foi realizada com as que estão em privação de liberdade. Foi um bate-papo bastante enriquecedor e potente para todas as partes envolvidas”, destacou a subsecretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Juliane Barroso.

O diretor da unidade, Dantas Campostrini Vieira, disse que ações como essa são positivas para o processo de ressocialização de todos os internos e as internas. “Agradecemos à SEDH pela disponibilidade em apoiar o trabalho desenvolvido na PSME2 e fazer chegar a(os) custodiadas(os) as políticas públicas que o Governo do Estado tem se esforçado em realizar”, ressaltou.

“A ação proporcionada neste dia tem um significado valioso para que as mulheres trans possam pensar em novas perspectivas de vida, buscando enfrentar os desafios que existem na sociedade e no dia a dia”, acrescentou Vieira.

A programação da Secretaria de Direitos Humanos no mês das mulheres continua até o dia 26 de março de 2022. Confira todas as atividades: https://bit.ly/362RBrP

Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto