01/09/2025 16h45 - Atualizado em 01/09/2025 16h49

SEDH publica relatório consolidado da Conferência Estadual LGBTQIA+

A Secretaria de Direito Humanos (SEDH) publicou o relatório final da Etapa Estadual da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ no Espírito Santo. O material divulga as 16 propostas que serão levadas a Brasília (DF) para serem defendidas pela delegação capixaba, durante a edição nacional que será realizada de 21 a 25 de outubro. Acesse 

 

O encontro organizado pelo Conselho Estadual LGBT+ (CELGBT+) com apoio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) contou com a presença de representantes de 70% dos municípios capixabas e teve como objetivo discutir políticas nacionais que atendam às demandas das pessoas LGBTQIA+.

 

As propostas aprovadas na etapa estadual contemplam: o enfrentamento à violência contra pessoas LGBTQIA+, por meio de medidas para ampliar a rede de proteção, qualificar o atendimento às vítimas e fortalecer a responsabilização de agressores; a promoção do trabalho digno e da geração de renda, com incentivo a políticas de empregabilidade, empreendedorismo e inclusão da população LGBTQIA+ no mercado formal; a valorização da interseccionalidade e da interiorização, considerando as múltiplas vulnerabilidades relacionadas a raça, gênero, território e classe social, além da necessidade de descentralizar as políticas públicas para além da Grande Vitória; e, por fim, a institucionalização da Política Estadual, com a criação de instrumentos permanentes que consolidem a política LGBTQIA+ no Espírito Santo, garantindo orçamento e estrutura de governança.

 

A próxima etapa, que será realizada a âmbito nacional em Brasília, contará com uma delegação de 33 representantes do Espírito Santo, que foram escolhidos durante a etapa estadual. Com uma organização coletiva e participativa, o evento busca ser um espaço de escuta ativa, construção de propostas, debates e compartilhamento de experiências entre membros da sociedade civil, movimentos sociais, poder público e pessoas de delegações eleitas em etapas anteriores. 

 

Texto: Beatriz Pereira

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da SEDH

Simone Diniz

(27) 3134-1414

comunicacao@sedh.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras