04/08/2021 17h34

SEDH promove formações sobre Educação Especial com municípios

No intuito de fortalecer e contribuir com os municípios no campo da formação docente em prol da educação inclusiva, a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Políticas para Pessoa com Deficiência, tem participado tem atuado na formação continuada de profissionais de educação. Já ocorreram formações com professores e professoras da rede municipal de Anchieta e de Ibitirama, no último mês de julho, e o próximo município será Nova Venécia, no dia 09 de agosto de 2021.

Em Anchieta, no último dia 05 de julho de 2021, a Gerência contribuiu com a formação sobre Ensino em Multiníveis e Trabalho Colaborativo para 40 professores de Educação Especial da Rede Municipal. Para agosto, está prevista mais uma formação para gestores escolares sobre os princípios da Educação Inclusiva.

Já em Ibitirama, a Gerência tem sido formadora no curso “A prática docente e a educação inclusiva”, que foi iniciado em 28 de junho de 2021 e tem a previsão de término no próximo dia 22 de agosto, com 88 professores da rede municipal. Temas como Tecnologia Assistiva, Plano de Ensino Individualizado e Práticas Educacionais inclusivas têm sido o foco do curso.

A Gerência também tem atuado junto à Rede Estadual de Ensino. No dia 16 de junho de 2021, a gerente de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Carline Borges, palestrou sobre o Atendimento Educacional Especializado para 40 pedagogos da Rede Estadual em Vila Velha, da Superintendência Regional de Educação de Vila Velha.

"Está sendo muito produtivo contribuir com os municípios, no que tange à formação docente para educação inclusiva. A formação continuada dos profissionais da educação faz parte do desenvolvimento profissional docente, o que interfere em suas práticas pedagógicas inclusivas e possibilita, assim, a aprendizagem das crianças e dos estudantes, que formam o público-alvo da Educação Especial na escola comum. Os relatos têm sido positivos, pois os municípios têm apontado mudanças ou futuras mudanças para que haja avanço, no que diz respeito à Educação Inclusiva. Acredito que a Gerência, por meio das formações continuadas, tem trabalhado em prol do direito à Educação, conforme preconizado na Lei 13.146/2015", explicou a gerente.

Para o próximo dia 09 de agosto, na Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia, está prevista uma palestra da gerente Carline Borges sobre o Atendimento Educacional Especializado e Trabalho Colaborativo nos momentos formativos para a elaboração das Diretrizes da Educação Especial.