21/01/2021 11h50

SEDH promove Diálogo Inter-Religioso em centro de detenção de Linhares

Como parte da programação da II Semana Estadual de Combate à Intolerância Religiosa, promovida pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) por meio da Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Gepir), nessa segunda-feira (18) ocorreu um Diálogo Inter-religioso com os internos do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL). A atividade contou com parceria da Secretaria da Justiça (Sejus).

A gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edineia Conceição de Oliveira, explicou que a atividade foi pensada dentro da perspectiva de reflexão sobre intolerância religiosa, pois as unidades prisionais podem ser espaços onde isso ocorre.

Além de representantes da SEDH, foram convidados a participar da atividade representações da igreja Assembleia de Deus, de doutrina espírita, do candomblé e também de umbanda.

“A proposta de discutir e promover um diálogo com representações desses grupos religiosos em um local onde, culturalmente, há uma proposta de resistência, foi um momento muito rico. É um debate importante”, disse a gerente.

A programação da II Semana Estadual de Combate à Intolerância Religiosa termina nesta quinta-feira (21).

 

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Celebrada em 21 de janeiro, a data foi criada com o objetivo de incentivar o respeito e a convivência pacífica entre todas as religiões. Nesta data, também é celebrado o Dia Mundial da Religião.

As leis no Brasil determinam a liberdade religiosa. Sendo assim, a intolerância religiosa é crime de ódio e fere tanto a Constituição Federal (Lei Nº 9.459/1997) quanto a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Para denunciar este tipo de crime, o canal é o Disque Direitos Humanos – 100.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras