29/08/2019 12h17

SEDH participa e realiza ações em alusão ao mês da visibilidade lésbica

A partir de um seminário nacional de lésbicas em 1996, o dia 29 de agosto passou a fazer parte do calendário do movimento LGBT, o que tornou o mês marcado pela visibilidade lésbica. Para reforçar esta data tão importante para o segmento, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Diversidade Sexual e Gênero, preparou uma agenda especial.

Segundo a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, é tirando as lésbicas da invisibilidade que será possível lutar pelos seus direitos. “Essas mulheres lutam constantemente por respeito e por uma vida livre do preconceito e da violência. Por isso, estar nos espaços para colocar a pauta em evidência e proporcionar direitos é fundamental para dar visibilidade a esta luta contra a opressão e discriminação por sua orientação sexual”, afirmou.

Uma das ações em prol da data é a participação da psicóloga Marina Bernabé, da equipe da Gerência LGBT+ da SEDH, no Festival Lacração, que terá ações no Mucane, no Cine Metrópolis e na sede da Associação Gold até o dia 31 de agosto. Ela compõe uma mesa de debate “A construção dos gêneros e seu impacto na produção da LGBTfobia”.

De acordo com a psicóloga, dar visibilidade à data é de extrema importância para as lésbicas, pois reforça a busca por uma sociedade mais justa e igualitária. “Até mesmo dentro de um espaço de Direitos Humanos, é a primeira vez que mulheres lésbicas compõem a equipe. Antes estes espaços eram ocupados exclusivamente por homens heterossexuais e homens gays. Fico muito feliz em saber que estou aqui por minha trajetória e que minha sexualidade não joga contra, pelo contrário. É muito gratificante não precisar esconder quem eu sou, como infelizmente muitas lésbicas precisam fazer em seus locais de trabalho”, ponderou.

Marcha e ações

A equipe da SEDH marcará presença na 2ª Marcha pela Visibilidade Lésbica do Espírito Santo, organizada pelo Coletivo de Lésbicas da Grande Vitória, Santa Sapataria, que será realizada nesta quinta-feira (29), com concentração no Palácio Anchieta a partir das 16h.

Nos corredores da Secretaria, no Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória, pode ser conferida a exposição "Santa Sapataria: uma proposta de fortalecimento coletivo", de Ariane Celestino e Rosiane Arpini, com um varal de fotos registradas por Thaís Carletti.

Em alusão ao mês da visibilidade lésbica também foi realizado pela SEDH, no último dia 17, uma edição do projeto Transitando com um grupo de lésbicas no município da Serra.

E ainda para comemorar o Dia da Visibilidade Lésbica e o Dia da Celebração Bissexual (23 de setembro), a SEDH organiza um Seminário Estadual em parceria com o Curso de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para discutir as pautas. O evento acontecerá em 16 de setembro, na Ufes, às 17h30.

Dia da Visibilidade Lésbica

O dia 29 de agosto é considerado um marco importante no enfrentamento à lesbofobia e para a história dos avanços de direitos das mulheres lésbicas. O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é uma data criada por ativistas lésbicas brasileiras e estabelecida no Brasil devido à realização do 1º Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), ocorrido nesta mesma data no ano de 1996.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedh

Letícia Passos

(27) 3636-1334 / 99289-9566

leticia.freire@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras