29/04/2022 11h46

SEDH participa do XXII Encontro Nacional do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, e a assessora da Gerência de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Paula Colella, participaram do XXII Encontro Nacional do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), em Porto Alegre, nessas terça-feira (26) e quarta-feira (27).

Durante o encontro, foi discutido o fenômeno da violência letal que atinge crianças, adolescentes e jovens, destacando a necessidade de cooperação e implementação de ações protetivas com os atores envolvidos no atendimento de meninos e meninas que estejam sob grave risco de morte. Além disso, na oportunidade foi lançado o Pacto de Prevenção e Enfrentamento da Violência Letal contra Crianças, Adolescentes e Jovens.

No Espírito Santo, a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) coordena o Sistema Estadual a Vítimas e Testemunhas, composto pelo PPCAAM e também pelo Programa de Apoio e Proteção às Testemunhas, Vítimas e Familiares de Vítimas da Violência (Provita).

“Foram dias de um aprendizado muito enriquecedor. O PPCAAM está para completar 19 anos de implantação no Espírito Santo e atualmente conta com cerca de 20 pessoas protegidas, mas incontáveis vidas já foram preservadas ao longo desse tempo graças à existência desse programa. E temos orgulho em dizer que, nos últimos três anos, o PPCAAM não sofreu descontinuidade. Entendemos que o cumprimento de todos os prazos para que as atividades não fossem interrompidas é a garantia de um trabalho de excelência, mas também para a vida e a dignidade de todas as pessoas em proteção”, defendeu a secretária.

O coordenador-geral do PPCAAM/ES, Márcio Bertaso, também participou do encontro, incluindo a programação desta quinta-feira (28), reservada apenas para os gestores do programa no Brasil.

“Pela primeira vez o formato do encontro foi pensado de forma a contemplar tanto a participação aberta ao público quanto um momento exclusivo para os profissionais que atuam no PPCAAM. Têm sido dias de muitos aprendizados e significativas trocas que aprimoram o nosso fazer, tanto numa perspectiva mais ampla quando discutimos práticas do programa com o público de secretárias e secretários de Estado, juízes, defensores públicos e promotores quanto na perspectiva da atuação de ponta, em que profissionais têm a possibilidade de atualização dos protocolos para atuação no Programa”, explicou.

Saiba mais sobre o PPCAAM: https://sedh.es.gov.br/programas-de-protecao

 

Centro de Juventude

A secretária Nara Borgo também realizou uma visita técnica ao Centro de Juventude Rubem Berta, em Porto Alegre, para conhecer o trabalho realizado no local. No Espírito Santo, o Governo do Estado, por meio da SEDH, está implantando 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs), sendo que seis já foram inaugurados e estão em pleno funcionamento.

No CJ Rubem Berta, a secretária conferiu a oficina de gastronomia e também participou de uma roda de conversa com as juventudes.

“Os CRJs no Espírito Santo eram uma reivindicação antiga que se concretizou. Representam o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo e serão 14 no total, nas dez cidades onde ocorrem as ações do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Visitar o CJ Rubem Berta foi uma experiência enriquecedora, pois foi possível acompanhar os trabalhos que são realizados lá e realizar uma verdadeira troca de aprendizados, para que possamos sempre aprimorar os nossos serviços”, pontuou a secretária Nara Borgo.

 

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da SEDH 
Juliana Borges 
(27) 3636-1334 
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras