27/08/2021 14h17

SEDH participa de Tribuna Livre da Câmara de Vila Velha e apresenta trabalhos de Governo

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, participou de uma Tribuna Livre na Câmara de Vereadores de Vila Velha, na sessão dessa quarta-feira (25), para apresentar as ações e projetos executados pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), sobretudo voltados para o município. O subsecretário de Estado de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Junior Bola, também esteve presente.

A secretária iniciou a fala explicando sobre o papel da SEDH e também apresentou a estrutura da secretaria, que trabalha com políticas voltadas para direitos das mulheres, políticas sobre drogas, pessoas com deficiência, LGBT+, igualdade racial, juventudes, pessoas em situação de rua, além de trabalhar no monitoramento e encaminhamento de denúncias de violações de direitos humanos, entre outras políticas públicas igualmente importantes.

“Temos também muitas ações do Programa Estado Presente em Defesa da Vida em Vila Velha, pois o município está entre os dez contemplados pelo programa. Pelo eixo de proteção social, uma grande entrega será inaugurada em breve, que será o primeiro Centro de Referência das Juventudes, em Terra Vermelha. Será um espaço de acolhimento para a nossa juventude, onde poderão desenvolver diversas atividades e contarão com o apoio de uma equipe de profissionais para orientá-los nas mais diversas atividades. Vila Velha é um dos municípios que vai contar com dois CRJs, pois também vamos inaugurar um em São Torquato”, destacou Nara Borgo.

A Rede Abraço também foi um dos assuntos abordados pela secretária, que explicou como funcionam os serviços do Centro de Acolhimento e Ação Integral sobre Drogas (CAAD). “O Centro é a porta de entrada para o atendimento de pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas e ajuda também a seus familiares. Temos um em Vitória e vamos inaugurar mais dois, em Linhares e Cachoeiro de Itapemirim. Além disso, estamos com edital aberto para credenciamento de comunidades terapêuticas, proporcionando até 400 vagas para acolhimentos no Estado”, ressaltou.

Outro destaque foi para o trabalho desenvolvido pela SEDH no enfrentamento à violência contra as mulheres. A secretária também lembrou sobre o “Agosto Lilás”, mês de conscientização sobre essa temática. Além disso, as entregas do ES Solidário no município de Vila Velha também foram lembradas.

“Temos do nosso Governo investimentos em todos os municípios. Mesmo com a pandemia, que exigiu de nós muitos esforços e, apesar disso, os investimentos não pararam. Tudo isso com muita responsabilidade, competência e transparência por parte do governo Casagrande”, disse a secretária Nara Borgo. Ela finalizou a Tribuna Livre respondendo a algumas perguntas de vereadores e vereadoras sobre os trabalhos desenvolvidos pela SEDH.