16/03/2020 09h39

SEDH participa de seminário na Jamaica sobre segurança cidadã e prevenção à violência

A convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), uma equipe da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) participou, na quarta-feira (11), da terceira edição do seminário CSJP III Knowledge Sharing Symposium, em Kingston, na Jamaica. O encontro trata da prevenção à violência e evidências para transformação.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, e a assessora especial, Raiana Rangel, também tiveram a oportunidade de fazer visitas técnicas a centros comunitários que têm projeto similar aos que serão implementados no Espírito Santo.

O seminário é uma troca de experiências com representantes de vários países sobre segurança cidadã e prevenção à violência.

“O auditório estava lotado, pessoas de diversos lugares compartilhando suas experiências. Do Brasil, estávamos apenas Raiana Rangel e eu, do Governo do Espírito Santo, e a coordenadora representante do Governo do Rio Grande do Sul, Carolina Motta Luce. Ouvimos especialistas sobre o tema, pessoas diretamente beneficiadas pelos programas financiados pelo BID e profissionais que atuam executando os serviços. Um dia de muito aprendizado”, destacou a secretária.

Na quinta-feira (12), a secretária Nara Borgo e a assessora Raiana Rangel puderam visitar um centro comunitário em Kingston. “O projeto é parecido com o que queremos fazer no Espírito Santo. Conversamos com os organizadores, mas não tivemos a presença de crianças e jovens por causa da situação do novo coronavírus, não estamos fazendo nada com aglomeração de pessoas, mas pudemos entender um pouco sobre como funcionam os centros comunitários financiados pelo BID, como eles tratam da questão da juventude e das famílias dessas pessoas atendidas”, falou Nara Borgo.

Reunião

Como parte do compromisso, as representantes do Espírito Santo também tiveram uma reunião fechada no Ministério da Segurança Nacional, com três representantes da pasta, e também representantes do BID, na quinta-feira (12).

“Nessa reunião, em que se falou muito sobre segurança cidadã, tive a oportunidade de falar sobre o eixo social do programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Espírito Santo. Entregamos um material a eles, que ficaram muito interessados. Nós também tiramos muitas dúvidas sobre como acontece na Jamaica. Foi uma oportunidade única de discutir sobre a implementação dos programas de segurança social”.

No mesmo dia, elas visitaram ainda um bairro onde há intervenção social em um espaço onde acontecem eventos esportivos e atendimentos médicos gratuitos, por exemplo.

Nesta sexta-feira (13), a secretária Nara Borgo e a assessora Raiana Rangel ainda visitaram o bairro Trenchtown, um dos mais violentos da Jamaica, que atualmente está sob intervenção policial.

“Fomos visitar o centro cultural e andamos na comunidade, que está sob intervenção policial. O índice de violência lá é muito alto. Foi um momento também que pudemos conhecer bem a cultura local e vimos a atuação da polícia”, explicou a secretária.

Nara Borgo avaliou a agenda como positiva, como um bom exemplo do que pode ser aplicado no Espírito Santo. “É muito importante que a gente tenha a oportunidade de conhecer a experiência da Jamaica com relação à segurança cidadã, além de projetos de centros comunitários e processos com juventude, porque é isso que vamos começar a implementar no Estado do Espírito Santo ainda esse ano. Trocar experiências com países que já têm essa expertise nos faz ver que estamos no caminho certo e nos dá chance de corrigir aqui que poderia não funcionar e pensar novas estratégias para os novos centros”, disse a secretária.

A assessora especial Raiana Rangel também avaliou a vivência na Jamaica. “Foi uma experiência importante em que pudemos conhecer metodologias de trabalho focada nas juventudes, conhecer as lições aprendidas e os resultados alcançados a partir das intervenções locais”.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras