26/05/2021 17h06

SEDH na Live sobre ampliação de oportunidades para as juventudes

Nesta quarta-feira (26), vai acontecer a live “Juventudes no Brasil: O impacto de estratégias de ampliação de oportunidades”, a partir das 19 horas, no Facebook @cedapsbrasil | Youtube CEDAPS Brasil. O encontro marca o lançamento da Avaliação de Impacto do Programa Jovens Construtores (PJC), do Centro de Promoção da Saúde (Cedaps).

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, é uma das convidadas e falará sobre os desafios enfrentados na pandemia e a atuação transdisciplinar para atendimento sistêmico das demandas juvenis.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), 23% dos jovens brasileiros não estudam e não trabalham. Os jovens sem experiência laboral têm 50% de chances de obter o primeiro emprego, apenas depois de 27 meses de procura. Essas são algumas informações introdutórias que serão apresentadas na Avaliação de Impacto do PJC para demonstrar a gravidade da atual situação da juventude.

Os dados refletem os desafios enfrentados pelos jovens brasileiros no acesso às oportunidades de trabalho e educação, e o encontro virtual com especialistas propõe discutir os impactos das estratégias de ampliação de oportunidades para as juventudes brasileiras, além de apresentar os resultados da avaliação de impacto do Programa Jovens Construtores.

A avaliação de impacto do Programa Jovens Construtores coletou dados para avaliar como o Programa impactou a vida dos jovens participantes, moradores de duas comunidades do Rio de Janeiro (Borel e Mangueira). A coleta foi realizada a partir de um experimento controlado, por meio de entrevistas com jovens participantes e não participantes do Programa, e avaliou cinco dimensões: vínculo educacional; vínculo ao trabalho; participação comunitária; valores, atitudes e aspectos emocionais; e violência e envolvimento com justiça criminal.

 

Mediação

O encontro será mediado por Daniel Becker, médico pediatra, fundador e membro do Conselho do Cedaps, e contará com a presença de especialistas que debaterão, entre outros temas, o cenário dos jovens que estão fora de espaços de trabalho e educação; as dificuldades de acesso às oportunidades e ao primeiro emprego; e a urgência por respostas e intervenções efetivas às questões sociais enfrentadas pelas juventudes.

Entre os especialistas que participam do encontro virtual estão: Álvaro Duboc, secretário de Estado de Economia e Planejamento, que trará a experiência da inclusão juvenil no Programa Estado Presente em Defesa da Vida; Rodrigo Serrano Berthet, representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que investe em metodologias sociais e financiou a Avaliação de Impacto do PJC; e Luciana Phebo, coordenadora do Território Sudeste e chefe do Escritório do Rio de Janeiro do Unicef, que abordará os desafios da juventude no acesso às oportunidades diante das consequências da pandemia e a importância da reflexão sobre intervenções que gerem impactos.

 

Cedaps

O Cedaps é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1993, com a missão de promover o fortalecimento de organizações e comunidades populares, e contribuir para o aprimoramento de políticas públicas sustentáveis, inclusivas e saudáveis.

Texto: Danielly Campos

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras