14/04/2021 18h13 - Atualizado em 20/04/2021 09h45

SEDH inicia webinário com tema 'Protagonismos, Diversidades e Inclusão Social: conquistas, desafios e perspectivas'

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Políticas para a pessoa com Deficiência, deu início ao Webinário “Protagonismos, Diversidades e Inclusão Social: conquistas, desafios e perspectivas”, nesta terça-feira (13), na página Direitos Humanos ES no Facebook. O evento contou com tradução em Libras, em tempo real.

O webinário faz alusão ao Dia Estadual de Conscientização sobre Doenças Raras, que foi em 28 de fevereiro; ao Dia Internacional da Síndrome de Down (T21), que foi em 21 de março; ao Dia Estadual de Conscientização sobre o Autismo, em 02 de abril; ao Dia Estadual do Sistema Braille, em 08 de abril; e ao Dia Estadual de Luta pela Educação Inclusiva, em 14 de abril.

A live contou com a abertura realizada pela vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, e a participação da secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo;  do subsecretário de Estado de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Wilton Pires Junior (professor Júnior Bola). A gerente de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos, Carline Santos Borges, foi a mediadora do evento.

“Estou feliz por participar deste webinário em alusão a tantas datas importantes, que, além de comemorativas, são datas que refletem essas lutas. As datas trazem justamente a perspectiva do protagonismo de todas as pessoas da sociedade, pois a inclusão é algo que nós trabalhamos fortemente em nosso governo, sobretudo por meio da Secretaria de Direitos Humanos”, declarou a vice-governadora Jacqueline Moraes.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, falou sobre algumas políticas de Governo para as pessoas com deficiência nesta época de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), entre elas o ES Solidário, o programa do Governo do Estado que arrecada e distribui donativos às pessoas que mais precisam em virtude da pandemia.

“Conseguimos entregar doações para as pessoas que mais precisam. Entre elas muitas famílias com deficiência foram beneficiadas e Residências Inclusivas foram atendidas. Além disso, por meio do cartão ES Solidário, que é um cartão executado pela Setades e com aporte do Tribunal de Contas, nós conseguimos incluir pessoas com deficiência que estão na linha de extrema pobreza, para que elas também recebam a parcela de R$ 200 reais. Uma conquista importante nesse momento difícil que estamos convivendo com a pandemia”, enfatizou Nara Borgo.

O subsecretário de Estado de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos da SEDH, Júnior Bola, destacou a importância da criação da Gerência de Políticas para a Pessoa com Deficiência.

“Hoje nosso Estado tem a honra de ter uma gerência de pessoas com deficiências e o Espírito Santo é um dos poucos estados do Brasil que tem esse direcionamento e trabalho. Foi mais uma demanda da sociedade civil atendida pelo nosso Governo do Estado. Esperamos avançar cada vez mais e a realização desse webinário já demonstra isso. As pessoas com deficiência merecem protagonismo e representação todos os dias e esperamos que essas datas, apesar de simbólicas, representem sempre as lutas diárias”, destacou Júnior Bola.

Roda de Conversa

O ponto alto da Live foi a participação das convidadas: mulheres com deficiência que contaram um pouco de sua história de vida, dificuldades e conquistas, além de suas relações com a militância em prol das pessoas com deficiência.

Participaram Maria Clara Ribeiro Maciel de Carvalho, que é gastrônoma, empreendedora e pessoa com Síndrome de Down (T21); Luciana Alvarenga, que é terapeuta ocupacional e pessoa com deficiência visual; Stela Raye, que é dramaturga e pessoa com paralisia cerebral; e também Rosilda Dias, presidenta do Fórum de Defesa dos Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência do Município de Vila Velha e pessoa com deficiência física.

Para conferir as histórias de vida delas, basta acessar a live por meio deste link: https://bit.ly/3wQVoB7.

A programação do webinário continua ainda nos dias 14 e 15 de abril.

Nesta quarta-feira (14), vão ocorrer dois painéis virtuais com os temas “Autismos no contexto escolar: desafios e perspectivas”, com a professora doutoranda Flaviane Salles, e “Conquistas e desafios de uma mulher com autismo”, com a neuropsicoterapeuta Claudia Reis.

Para finalizar a programação, nesta quinta-feira (15) haverá o lançamento do livro “Inclusão de pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento e espaçostempos educativos: reflexões e possibilidade”.

O webinário acontece sempre às 18h30, no canal da SEDH no Facebook: https://www.facebook.com/DireitosHumanosES.