SEDH homenageia pessoas que se destacam na promoção da igualdade racial e luta quilombola
No próximo dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Gepir), realiza em São Mateus a cerimônia de premiação do Prêmio Benedito Meia Légua. A solenidade acontece as 11h, na Casa de Cultura localizada no Sítio Histórico do município.
O Prêmio tem como objetivo homenagear personalidades capixabas e nacionais que se destacam na luta quilombola e na promoção da igualdade racial. Serão sete os homenageados. A escolha foi definida por uma comissão que analisou as indicações realizadas pela sociedade civil.
O Prêmio conta com quatro categorias: “Luta Quilombola”; “Luta pela Promoção da Igualdade Racial”; “In Memorian” e “Referência Nacional na Luta pela Promoção da Igualdade Racial.
Esta é a quarta edição do prêmio que tem como nome o líder quilombola Benedito Caravelas, natural de São Mateus. O apelido “Benedito Meia Légua” foi dado por causa das constantes viagens a pé que ele fazia, sobretudo para a região Nordeste do Brasil. Como liderança quilombola ele tinha como missão de vida libertar pessoas escravizadas.
Comissão
Os homenageados foram indicados pela sociedade civil. As propostas foram analisadas por uma comissão composta pela gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (GEPIR), Edineia Conceição de Oliveira e Nadyson Alves de Oliveira, ambos da SEDH; Maria da Penha Gaspar, do Fórum Intergovenamental de Gestores de Promoção da Igualdade Racial (FIPIR); Ivânia Mara Paixão da Silva, da Associação de Mulheres Quilombolas de Conceição da Barrada e Denise Araújo Nascimento, diretora de Ações Afirmativas do Sindicato dos(as) Trabalhadores(as) em Educação Pública do Espírito Santo (SINDIUPES).
Serviço:
Prêmio Benedito Meia Légua 2025
Dia 20/11 (quinta-feira)
Horário: 11h
Local: Casa de Cultura – Sítio Histórico – São Mateus.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Simone Diniz