06/05/2021 14h37

SEDH faz acompanhamento da distribuição dos cartões ES Solidário

Foto: Rogério Amaral Oliveira/SEDH

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, esteve nos municípios de Marilândia e Baixo Guandu, na região noroeste do Espírito Santo, nessa quarta-feira (05), para acompanhar a entrega do cartão ES Solidário. A logística de distribuição do auxílio aos beneficiários ficou a cargo do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e das administrações municipais.

A previsão é que mais de 85 mil cartões sejam distribuídos em o todo território estadual, uma ação que sem dúvida foi um desafio para todos os parceiros convocados para a execução de projeto. Além das secretarias de Estado, das prefeituras, do Banestes, dois órgãos de controle foram acionados para garantir o controle e a transparência no do uso dos recursos: a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) e a Controladoria Geral da União (CGU).

O cartão ES Solidário, gerido pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), integra as medidas de proteção social do Governo do Estado, coordenadas pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), para o enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

“A entrega do cartão ES Solidário é uma grande ação do Estado dentre as diversas ações do eixo social de enfrentamento à pandemia. Com investimentos na área social, que abrangem as pessoas mais vulneráveis, o Governo do Estado demonstra seu compromisso com toda população capixaba, sem exceção", reforçou a secretária Nara Borgo.

Ainda no município de Marilândia, a secretária participou da entrega de cestas básicas, via Programa ES Solidário, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade.

Cartão ES Solidário

O Cartão ES Solidário é destinado às famílias que já estão na base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), caracterizadas pelo recorte de renda de extrema pobreza (renda de até R$ 147 por pessoa), e que incluem crianças de 0 a 6 anos no grupo familiar, além de idosos com mais de 60 anos, ou com pessoas com deficiência. A previsão é que mais de 85 mil famílias sejam contempladas com o benefício, que será pago em três parcelas de R$ 200,00, totalizando R$ 600,00. Os investimentos direcionados para a ação são oriundos do Tesouro Estadual, em um total de R$ 52.567.200,00.

Programa ES Solidário

O ES Solidário é um programa do Governo do Estado, gerido pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), que recebe doações de cestas básicas e kits de higiene e limpeza, por exemplo, feitas por empresas e pela sociedade civil. Contribuições em dinheiro são usadas também para a compra de alimentos e outros itens essenciais, como fraldas descartáveis, máscaras e álcool 70%.

O programa atende às demandas, por meio de solicitações feitas por municípios, coletivos, associações e igrejas com ações sociais, que direcionam as doações de donativos às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Desde o início da campanha, já foram repassadas mais de 200 toneladas de alimentos provenientes de doações, que chegaram às pessoas que mais precisam.

Mais informações sobre como doar em: https://coronavirus.es.gov.br/ESsolidario.