16/04/2021 19h21 - Atualizado em 20/04/2021 09h44

SEDH encerra webinário com lançamento de livro sobre inclusão de pessoas com deficiência

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Políticas para a Pessoa com Deficiência, realizou o terceiro e último dia de programação do webinário “Protagonismos, Diversidades e Inclusão Social: conquistas, desafios e perspectivas”, nessa quinta-feira (15), na página Direitos Humanos ES no Facebook. O evento contou com tradução em Libras, em tempo real.

No encerramento do webinário aconteceu o lançamento do livro “Inclusão de pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento e espaços-tempos educativos: reflexões e possibilidade”, que foi apresentado pelos professores Michell Pedruzzi Mendes Araújo e Israel Rocha Dias.

O webinário faz alusão ao Dia Estadual de Conscientização sobre Doenças Raras, que foi em 28 de fevereiro; ao Dia Internacional da Síndrome de Down (T21), que foi em 21 de março; ao Dia Estadual de Conscientização sobre o Autismo, em 02 de abril; ao Dia Estadual do Sistema Braille, em 08 de abril; e ao Dia Estadual de Luta pela Educação Inclusiva, em 14 de abril.

A gerente de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos, Carline Santos Borges, foi a mediadora do evento. “O livro é muito potente, haja vista que traz uma gama de artigos de diversos autores que retratam de forma teórico-prática os processos de escolarização de pessoas com deficiência e autismo, em diferentes contextos locais, estaduais e internacionais e evidencia as potencialidades das pessoas com deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento”, explicou Carline Borges.

Durante a apresentação do livro, o professor Michell Pedruzzi Mendes Júnior falou um pouco sobre a inclusão das pessoas com deficiência.

“Falar de inclusão é falar de luta e embates que foram e são travados pelas pessoas com deficiência, mas não estamos falando de garantir apenas os mesmos direitos das pessoas sem deficiência às com deficiência. Queremos mais do que igualdade e equidade. Nesse sentido, estamos falando de possibilitar ou melhorar as condições de acesso dessas pessoas aos bens produzidos culturalmente. Esse acesso não é somente na escola, mas em várias esferas para que a sociedade seja, de fato, inclusiva”, disse Michell Pedruzzi.

O professor Israel Rocha Dias falou sobre a capacidade das pessoas com deficiência. “Por meio das pesquisas publicadas no livro, mostramos que é possível que todas as pessoas com deficiência tenham a capacidade de estudar, trabalhar, namorar, casar e fazer o que elas quiserem, mas, para isso, todas as pessoas precisam estar unidas nesse processo de inclusão, aprendizado e desenvolvimento para que as pessoas com deficiência possam usufruir do direito de estudar e trabalhar. As pessoas com deficiência são sujeitos capazes de aprender, desenvolver e contribuir significativamente na sociedade na qual ela faz parte e é pertencente”, frisou Israel Rocha.

 

Informações à Imprensa:

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