03/07/2019 15h36

Sedh e Conselho Estadual LGBT+ se reúnem para discutir demandas do movimento

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, esteve reunida nessa terça-feira (02) com representantes do Conselho Estadual LGBT+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) e da Gerência de Diversidade Sexual e Gênero da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh). O encontro, que aconteceu na sede da Secretaria, no Centro de Vitória, teve como objetivo expor as demandas do movimento.

Na ocasião, o presidente do Conselho, Fábio Veiga, destacou a importância do diálogo contínuo com o Governo do Estado. “O Espírito Santo tem nos dado uma boa abertura para que possamos desenvolver as políticas públicas em parceria. Sabemos que podemos contar com a Secretaria de Direitos Humanos para as articulações e encaminhamentos necessários”, pontuou.

Neste sentido, o gerente de Diversidade Sexual e Gênero da Sedh, Renan Cadais, destacou que, apesar de ser um ano difícil para a população LGBT+, o Espírito Santo está no caminho certo para a efetivação das políticas públicas. “Poucos Estados vão realizar a Conferência Estadual LGBT+, por exemplo, mas a Sedh tem procurado dar visibilidade ao Conselho e autonomia para a Gerência tocar as demandas”, disse.

Um dos assuntos em pauta foi o fluxo de recebimento das denúncias referentes à população LGBT+. De acordo com a técnica da Gerência de Diversidade e Gênero e psicóloga, Marina Bernabé, a articulação entre as secretarias do Governo é essencial. “As pessoas fazem denúncias através de vários canais disponíveis, então temos que encontrar a melhor forma de trabalharmos em rede. É primordial que todos entendam a importância dessas demandas”, ponderou.

A secretária Nara Borgo também comentou sobre o fortalecimento dessa rede. “Estamos visitando os órgãos parceiros para apresentar o trabalho de recebimento e encaminhamento das denúncias que a Secretaria realiza através da Gerência de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, com o objetivo de que tenhamos um retorno ainda mais rápido”, ressaltou.

A elaboração do Plano Estadual de Enfrentamento da LGBTfobia e a formação em Diversidade e Gênero também estiveram entre os assuntos debatidos na reunião.

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedh
Letícia Passos
(27) 3636-1334
leticia.freire@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras